Em projectos de Marketing Digital, a análise e pesquisa de palavras chave é um processo inevitável à maioria dos profissionais.

Neste artigo, vou mostrar como usar duas das melhores ferramentas para pesquisa de palavra chave: Keywordtool e KWFinder.

Para que serve a Pesquisa de Palavras Chave?

A pesquisa de palavras chave é um processo de investigação que consiste em analisar e determinar as palavras chave que vão ser usadas em em diferentes áreas do Marketing Digital:

  • Geração de Tráfego Orgânico
  • Análise de temas para produção de conteúdos
    • Funis de Venda
  • Campanhas Google Adwords

Se quer atrair tráfego para o seu website de forma orgânica através dos motores de busca, então será necessário investigar previamente quais as keywords que vai utilizar para posicionar cada página.

É importante conseguir gerar o máximo de tráfego possível para alcançar as metas que definiu (ex: aumentar o tráfego em 30% incrementando a geração de leads mensais em 10%)

Em paralelo, se é produtor de conteúdo, vai com toda a certeza querer desenvolver artigos, vídeos, e-books, etc, que correspondam às perguntas e dúvidas que a sua audiência tem.

Neste caso, fazer uma análise prévia de palavras chave vai ser determinante para ir ao encontro dos seus potenciais clientes, trabalhando em simultâneo o posicionamento das Keywords Long Tail.

No caso de fazer publicidade em rede de pesquisa no Google Adwords, poderá usar a ferramenta nativa, Keyword Planner, sem custos adicionais.

Contudo, desde 2016, a Google colocou restrições no uso desta ferramentas.

Os anunciantes com montantes de investimento directo reduzidos passaram a ver intervalos “100K – 1M”, quando no passado seria possível aferir o tráfego disponível com exactidão.

Também nesta situação é importante utilizar ferramentas externas para encontrar palavras chave relevantes, com reduzida concorrência e de preferência com bastante volume de tráfego.

Como escolher as palavras chave?

Mais abaixo poderá encontrar um vídeo onde explica passo a passo, como escolher as palavras chave. Adicionalmente, poderá perceber como funciona o Keywordtool e o KWFinder, ferramentas externas premium para investigação de keywords .


No meu dia-a-dia, utilizo 3 pilares para determinar quais as palavras chave a usar.

Volume

Quanto mais tráfego determinada keyword gerar, mais interessante se torna.

Se tiver duas palavras chave relevantes, com o mesmo nível de concorrência e só pudesse escolher uma delas, certamente que iria escolher a palavra chave com mais volume.

Esta decisão prende-se com a perceção de escala…

Ao aumentar o tráfego no seu website está a aumentar a probabilidade de ser bem sucedido no cumprimento dos objectivos estabelecidos.

pesquisa palavras chave

Concorrência

O nível de concorrência é um factor que deve ter em linha de conta no momento da decisão.

Se estiver a fazer campanhas e optar por keywords com nível de concorrência elevado, é seguro afirmar que vai ter um CPC – Custo por Clique elevado.

Em contexto de SEO, se quiser posicionar o seu website por forma a competir com outros sites bem posicionados, vai ter que investir tempo e recursos para o conseguir e sem dúvida que vai demorar bastante tempo.

Relevância

Por fim, deve escolher palavras chave que sejam relevantes para o seu negócio.

Se tem uma pastelaria que vende “bolinhas de berlim” de nada lhe serve escolher “granadas de mão” ainda que tenha um elevado volume e baixa concorrência.

Pesquisa palavras chave – Keywordtool vs KWFinder

Para fazer investigação de palavras chave uso duas ferramentas que me ajudam bastante neste processo.

KWFinder

O KWFinder é uma ferramenta excepcional especialmente se estiver a trabalhar a sua estratégia de otimização de motores de busca.

Um dos aspectos mais interessantes desta ferramenta é um indicador de dificuldade para posicionamento orgânico.

KWFinder

Significa que ao introduzir a palavra chave que pretendemos analisar, ficamos automaticamente a saber se é relativamente acessível posicionar para essa keyword ou se será muito extremamente dificíl.

O Ranking utilizado é o seguinte:

Keyword SEO difficulty

  • 0 – 9: effortless
  • 10 – 19: go for it
  • 20 – 29: easy
  • 30 – 39: still easy
  • 40 – 54: possible
  • 55 – 74: hard
  • 75 – 89: very hard
  • 90 – 100: don’t do it

Em comparação com o Keywordtool, o custo mensal é consideravelmente inferior.

Crie já a sua conta no KWFINDER .

Keywordtool

O keywordtool é uma ferramenta excelente que oferece um conjunto de funcionalidades muito difíceis de encontrar.

Nesta plataforma poderá analisar os termos de pesquisa inseridos no Youtube e respectivo volume.

Não nos podemos esquecer que o Youtube é o segundo maior motor de pesquisa do mundo.

keywordtool

Outras das funcionalidades que destaco é a análise de keywords em marketplaces como a Amazon, Ebay ou na App Store.

Se a sua estratégia de produção de conteúdos tiver uma considerável parte em vídeo então recomendo que utilize o Keywordtool.

O mesmo se aplica se quiser vender os seus produtos na Amazon ou Ebay.