Gerir as operações de Marketing Digital nem sempre é algo fácil, é necessário discriminar ao máximo as nossas receitas e despesas, avaliando regularmente a nossa rentabilidade.

Neste artigo, partilho consigo, um Template Grátis para Gestão Operacional de Marketing Digital

Template Grátis – Gestão Operacional Marketing Digital

Se é profissional de Marketing, provavelmente já andou para trás e para a frente com contas para calcular os custos face aos proveitos.

Por experiência própria, sei alocamos o nosso tempo para tarefas relacionados com o Marketing, formação, ler artigos, ver tutoriais, entre outros.

À medida que o tempo vai passando, o monte de facturas e despesas vai-se amontoando e a dada altura percebemos que para tratar estes dados, teríamos que despender horas preciosas e acabamos por desistir.

Porque deve utilizar este template para fazer a sua gestão

Se até agora tem estado a fazer a sua gestão operacional dominada por sensibilidade (ex:”tenho ideia que é mais ou menos isto…”), então acabaram-se as desculpas. É altura de ter a sua contabilidade organizada e em dia.

Não tem que perder horas e horas, a desenvolver um mapa em excel que vá ao seu encontro, eu já o fiz por si! Se quiser pode customizar, alterar, adicionar o que entender ao template que estou a partilhar consigo.

Com este documento, vai ser capaz de:

  • Analisar o volume de facturação por cliente
  • Analisar Vendas vs Custos
  • Vendas vs Lucros
  • Registar despesas por categorias
  • Organizar a sua gestão de operações relacionadas com Marketing Digital

Vídeo Demonstração

Assista ao vídeo de apresentação do template para receber os inputs necessários para começar já a fazer a sua contabilidade.

Secções – Receitas vs Despesas

Secção 1 – Vendas

Na primeira secção deste ficheiro vai poder registar as suas vendas mensais por cliente.

Para mim faz mais sentido fazer esta análise por cliente porque grande parte dos serviços que presto são consultorias de marketing digital ou avenças in-house, e como tal, é mais interessante avaliar as vendas por cliente ou conta.

Secção 2 – Vencimento

Nesta secção é importante registar o seu vencimento enquanto profissional de marketing.

Deve reservar uma linha para discriminar o seu salário base bruto (antes de impostos), subsídios de férias e natal ( se for sócio-gerente pode renunciar aos subsídios), Subsídio de alimentação e ainda tickets de educação ou infância.

Se tiver uma empresa, esta é uma forma de poder aumentar o seu vencimento sem tributação, ou seja, sem pagar taxas de segurança social.

Secção 3 – Software

Se ainda não paga pelas ferramentas que usa no seu dia-a-dia, posso garantir que à medida que for evoluindo, investir em ferramentas premium é um processo inevitável.

Por um lado vai gastar menos tempo em determinadas operações e adicionalmente vai acrescentar valor aos projectos ou clientes com quem trabalha.

Aqui, vai poder registar os custos alocados às ferramentas que adquiriu ou SAAS ( Software as a Service) em que paga uma renda todos os meses.

Tenha em atenção que são as pequenas rendas que fazem com que o negócio, resvale! De preferência opte por ferramentas lifetime e economize a médio/longo prazo.

Secção 4 – Subcontratação

Com o desenvolver do negócio, mais tarde ou mais cedo, vai necessitar de ajuda externa.

Quer para tarefas administrativas, podendo contratar uma assistente virtual, ou em muitos casos, contratar um recurso específico para trabalhar parte do projecto em que está envolvido (designer, especialista SEO, PPC Manager, etc).

Se a sua actividade, obrigar a contabilidade organizada, então terá obrigatoriamente de contratar um contabilista.

Secção 5 – Impostos

Esta secção, será por ventura a mais dolorosa de preencher, eu sei…

Os impostos a pagar variam do seu enquadramento fiscal, se tem empresa ou é empresário por conta própria, se está isento de IVA ou não.

Não sendo fiscalista, não sou de todo a pessoa mais indicada para o ajudar nesta matéria, mas posso garantir que vai ter que preencher com frequência esta secção.

Secção 6 – Formação

Trabalhar em Marketing Digital implica adquirir conhecimento em contra relógio.

Todas as semanas, existem novidades em vários quadrantes e isso faz com que seja necessário reciclar os conhecimentos existentes bem como adquirir novos conhecimentos.

Invista na sua formação, pessoalmente, dedico centenas de horas por ano em formação online, cursos presenciais e congressos e em todos eles consigo aprender algo novo.

Se quer ser o melhor profissional possível, então estudar continuamente, é um mandato absoluto.

Secção 7 – Equipamento

Esta rúbrica poderá não se aplicar ao seu negócio, no meu caso, como sou aficionado por produção de vídeo, acabo sempre por aplicar algumas centenas de euros em equipamento audiovisual.

Pode ainda aproveitar esta seção para outra área de investimento que considere mais adequada.

Secção 8 – Despesas Várias

Nesta secção, encaixamos tudo aquilo que sai fora das secções anteriores.

Secção 9 – Total

Depois de registar todas as suas despesas e receitas, poderá ver o sumatorio de cada rubrica, é uma forma rápida de analisar se teve lucro ou prejuízo.

Na última linha, vai encontrar o valor liquido do mês, se o resultado for bastante positivo, não se entusiasme em demasia, por pode começar a gastar dinheiro que mais à frente lhe poderá fazer falta.

Secção 10 – Receitas

Por fim, a versão super resumida dos resultados… Vendas, Despesas, Lucro e ainda Lucro sobre as Vendas.

Secção 11 – Gráficos

Para fazer uma leitura mais visual, pode encontrar no segundo separador do ficheiro uma área dedicada a alguns gráficos.

  • Facturação vs Despesas
  • Facturação vs Lucro
  • Facturação por Cliente
  • Despesas por Categoria

Estas são algumas das representações mais básicas que pode avaliar, contudo, o documento é evolutivo e poderá customizar em função do que fizer mais sentido no seu trabalho.

Conclusão

Espero que este documento seja útil para gerir as suas receitas e custos operacionais de forma a avaliar com rigor e de forma super veloz a sua rentabilidade económica.

Aproveite este template, para refletir no conjunto de ferramentas essenciais que precisa para trabalhar nesta área bem como o investimento necessário para o efeito.

O presente modelo, está longe de ser perfeito, mas é um excelente ponto de partida para começar a avaliar os resultados da sua actividade de forma mais rigorosa e critica.

Download Template

Para receber este template gratuito, preencha o formulário abaixo.