Como fazer uma Live com um Vídeo Já Gravado no Facebook e no Youtube é o tema que vou abordar neste artigo.

Se quer aprender a tirar partido do alcance orgânico do vídeo em directo através de de vídeos previamente gravados, então este artigo é para si.

Como fazer uma Live com um Vídeo previamente Gravado no Facebook e no Youtube

Nas últimas semanas, tenho recebido várias mensagens de pessoas que acompanham o meu blog, a perguntar como conseguia fazer vídeos em directo com tanta qualidade.

Devo dizer que a pergunta é legítima, especialmente para os mais atentos que deram conta de alguns pormenores que indiciavam algum trabalho de pós-produção.

Na verdade, tenho vindo a usar um software para publicar vídeos previamente gravados e editados, como vídeos em directo simultaneamente no Facebook e no Youtube.

Porquê gravar vídeos e depois publicar como Live

Todos sabemos que o conteúdo em vídeo é cada vez mais o conteúdo de eleição nas redes sociais, e por essa razão, as plataformas têm privilegiado o alcance orgânico das publicações em vídeo.

Dentro desta esfera, os directos em vídeo, têm ainda mais alcance, por essa rzaão é algo que deve ponderar na sua estratégia de Marketing Digital.

Contudo, sei que fazer vídeos em directo é algo um pouco desconfortante, especialmente para quem não gosta de falar para câmara.

É frequente, como consultor de marketing digital, recomendar aos meus clientes o uso de vídeos em directo, mas rapidamente comecei a perceber que na maioria das vezes esta sugestão era acolhida com grande resistência.

Grande parte, devido à falta de controle sobre o que pode acontecer durante um live ( problemas de audio, quebras de internet, ruídos, etc) e por essa razão, iniciei a minha procura de soluções.

Benefícios

Julgo que ficou claro que o principal objectivo desta estratégia passa por obter o maior alcance possível de publicações em vídeo, especialmente numa altura em que o alcance orgânico tende para zero.

Contudo existem ainda alguns benefícios que gostaria de sublinhar:

  • Maior alcance orgânico (já referido acima)
  • Aumento da notoriedade da marca e a sua reputação
  • Maior envolvimento com a audiência
  • Redução de investimento em campanhas patrocinadas
  • Melhor qualidade do vídeo ( editado previamente)
  • Publicação em simultâneo, no Facebook e Youtube
  • Em breve, também vai poder utilizar o mesmo software para Instagram LIVE
  • Evita a aquisição de software premium de broadcast ( ex:WireCast – a partir de de 695$)
  • Sem fee mensal, apenas um pagamento e acesso vitalício, com 3 licenças ( pode usar em 3 equipamentos)

Tutorial em Vídeo

A plataforma que estou a usar neste momento é o Live Reach, cuja versão de base tem um valor de 97$, felizmente, comprei o software em lançamento pelo que tive um desconto de 40$.

Este software é fantástico, simples e muito intuitivo, e não há dúvidas que a sua aplicação é muito extensa e transversal a vários negócios.

Decidi fazer este tutorial recentemente, porque a versão inicial teve alguns problemas técnicos, que forma ultrapassados muito rapidamente. Todas as experiências que tive com a equipa de suporte foram muito positivas e rápidas.

Adicionalmente, terá 30 dias para pedir a devolução do seu dinheiro caso não fique satisfeito.

Se quiser perceber como trabalha o Live Reach, assista já ao vídeo abaixo.