Fazer Remarketing com campanhas de e-mail é uma das melhores estratégias para aumento de conversões em Marketing Digital.

Neste artigo, vou mostrar como fazer remarketing com email, através do Active Campaign, de forma automática.

Como fazer Remarketing com Email

É frequente ouvirmos falar de remarketing no âmbito de campanhas patrocinadas, como anúncios no Facebook, Adwords e até no Linkedin, contudo é muito raro ouvirmos falar de remarketing em contexto de e-mail marketing.

Contudo, na minha opinião, esta é uma das “armas pesadas” no arsenal do exército do Marketing Digital.

Por essa razão, acredito que este artigo e tutorial possa ajudar-lo(a) a si que está do outro lado do ecrã, por um lado, perceber como pode o remarketing encaixar na sua estratégia ,e por outro, dar uma ajuda para começar a implementar, right way.

O que é o Remarketing?

Se já ouviu falar neste conceito mas não sabe muito bem do que se trata, vou procurar esclarecer o melhor e mais rapidamente possível.

Já alguma vez visitou uma loja online e passadas algumas horas/dias começou a ver anúncios relacionados com o produto ao visitar outros em blogs ou websites?

Provavelmente ficou com aquela sensação de andar a ser “perseguido” pelo anúncio, certo? Isso é remarketing 🙂

Uma estratégia de remarketing, consiste em mostrar um conteúdo ou mensagem relevante a um visitante que consultou determinada(s) páginas do seu website ou loja online.

Sabia que cerca de 96% dos visitantes que visitam um website, não estão preparados para comprar?

Qual o objectivo do Remarketing?

Como consultor de marketing digital, esta é uma das estratégias que recomendo vivamente a todos os clientes e parceiros com quem tenho o prazer de trabalhar.

Essencialmente o remarketing pode ser bastante útil para:

  • Aumentar conversões ou vendas
  • Manter o top-of-mind da marca no consumidor

Estes são dois aspectos, da maior importância numa estratégia de comunicação digital ou tradicional.

Todos queremos fechar negócios e realizar vendas no final do dia,ter métricas e KPI’s é importante mas não significa nada se daí não nascerem vendas.

Em relação ao primeiro ponto, existem muitos exemplos que têm como objectivo realizar conversões.

Em contexto de ecommerce, é frequente realizar campanhas de remarketing dirigidas a pessoas que visitaram a página do carrinho mas não chegaram a visitar a página do checkout ,onde se formaliza a compra, introduzindo os dados de pagamento.

Significa, que estamos a dirigir-nos a alguém que está perto do momento da compra e tendo manifestado o interesse no produto(s).

Oferecer um cupão de desconto, para estimular o fecho da venda, pode se rum excelente exemplo que pode usar no seu projecto.

É ainda um enorme contributo para ajudar a manter a nossa marca presente na mente dos nossos potenciais clientes (neste caso, tráfego qualificado, pessoas que visitaram o nosso website).

Tutorial

Mais abaixo, vou mostrar passo a passo como pode criar uma estratégia de remarketing através de email marketing.

A plataforma que uso é o Active Campaign, para mim uma das melhores plataforma de email-marketing em todo o mundo.

Funcionalidades super avançadas e um departamento pós-venda muito bom! Teste a ferramenta durante 15 dias sem qualquer compromisso, clique aqui.

Vídeo

Se preferir pode assistir ao vídeo-tutorial que preparei para si, no vídeo abaixo.