5 Passos para ser um T-Shaped Marketeer em 2023

Há uns dias atrás, navegava pelo youtube, mais especificamente no Youtube Shorts, quando encontrei um vídeo do Bruno Perini, em que partilhava a sua experiência no exército e o que aprendeu com os instrutores.  Para ser um oficial do exército de excelência era necessário ter um oceano de conhecimento, nem que seja com um palmo de profundidade

De repente, acendeu-se uma lâmpada na minha cabeça e pensei para os meus botões ” Isto é o exemplo perfeito de um T-Shaped Marketeer!”, alguém com um conhecimento muito abrangente dentro do Marketing, nem que seja com um palmo de profundidade.

Depois de refletir um pouco sobre este tema, dei por mim a pensar, que regra geral, nutria uma grande admiração por pessoas com muita experiência de vida e que sabem falar um pouco de tudo, desde política, desporto, vinhos, história, etc…

Para mim estas pessoas acabam também por ser pessoas com perfil generalista, pois acumulam experiência e conhecimento em várias áreas.

Por outro lado, se há coisa que me aborrece é falar com alguém que apenas fala de um determinado tópico, mesmo que seja um especialista, chega a um ponto onde o diálogo passa a monólogo.

Lembro-me de há uns anos, um amigo começou a praticar crossfit e de repente era impossível ter um diálogo com essa pessoa, que de uma forma ou de outra, conduzia sempre a conversa para o tema.  

Se quiseres, podes ouvir o episódio de podcast sobre este tema mais abaixo.

Como ser um T-shaped Marketeer em 2023

Sei que há minha semelhança, existem muitas pessoas que se identificam com perfil T-shaped, mas reconheço que não é muito fácil começar este trajecto, especialmente para quem está a começar a jornada de marketing e não tem o acompanhamento correcto.

Sendo um assumido profissional t-shaped (com muito orgulho), achei que seria interessante partilhar 5 passos para ser um profissional T-Shaped Marketeer em 2023.

  1. Abraçar a Insegurança

    Se queres ser um profissional generalista, tens que abraçar a insegurança, é normal não saber tudo sobre tudo…. Dizendo isto, é normal ouvir uma resposta do género “Mas Helder, ninguém sabe tudo!”.
    Exacto, se isso é verdade em tudo na vida, porque é que quando se fala em Marketing, assumir que não se sabe tudo sobre todas as áreas parece pecado?

    Quando alguém contrata um profissional T-Shaped não tem como expectativa contratar o maior especialista do mundo numa determinada área, mas sim alguém que consiga desenvolver a estratégia de marketing a vários níveis e em paralelo.

    É esta flexibilidade e intrínseca adaptabilidade do T-Shaped Marketeer que o torna num profissional tão apetecível no mercado.

  2. Desenvolver Stack de Skills

    Se queres ser um T-shaped Marketeer de excelência, então tens que trabalhar continuamente no teu stack de skills. Não sabes por onde começar? Sem problema eu ajudo!

    Dependendo dos projectos ou empresa onde trabalhas começa por dar prioridade aos 3 principais canais que geram tração e resultados e negócios.

    Por exemplo, se trabalhas com geração de leads, é muito importante desenvolver as competências nestas 3 áreas:

    – Geração de Tráfego Pago ( Google Ads + Meta Ads)
    – Criação de Landing Pages
    – Email Marketing

    Para gerar leads para um negócio precisas de gerar tráfego qualificado, porque sem visitas não vais lá. Neste caso a publicidade assume especial importância, porque permite chegar a uma audiência muito qualificada, muito rapidamente com valores de investimento acessíveis à maioria dos negócios.

    Gerar tráfego é apenas uma parte do processo, é necessário enviar os utilizadores para um website para que possam converter e é aqui que entram as landing pages.
    Não te preocupes porque não precisas de ser especialista em design para fazer uma landing page, isso é treta… Seria o equivalente a dizer que para conduzir um carro terias que ser piloto de fórmula 1.

    Ao longo da última década tenho visto Landing Pages feias que doem, mas que convertem muito,muito bem. No final dia, o que importa são os resultados, de nada adiantar ter uma obra de arte como landing page se não converte como deveria. 

    Por fim temos o menos sexy mas mais eficiente canal de todos os canais de marketing, o velhinho email marketing.  O email marketing é indispensável para construir sequências de email para convencer os utilizadores que não converteram de imediato, um processo que se chama nutrição de leads.

    Quando tiveres as bases consolidadas nestas 3 áreas, começa a explorar outros canais, alocando entre 10% a 20% do tempo disponível. Recomendo que escolhas uma área que gostes, que te desperte curiosidade, mesmo que existam outros canais que possam parecer mais relevantes. É importante equilibrar a balança da aprendizagem, entre esforço e prazer, doutra forma é uma questão de tempo até perderes o gosto em aprender, e nós não queremos isso de jeito nenhum, não senhor 🙂 

    Como dizia o Einstein ” Mente que se abre a uma nova ideia, jamais voltará ao seu tamanho original”.

  3. Colocar em prática

    Este será porventura um dos erros mais comuns de profissionais de marketing digital, sejam especialistas ou generalista. Vejo muita malta a consumir conteúdos de uma forma muito expressiva, mas que depois não passam essa informação para um plano prático.

    Não cometas esse erro, se queres ser um profissional de excelência, faz formação, participa em masterclasses, webinar e tudo o que estiver ao teu alcance, mas coloca em prática o que estás a estudar e a aprender. 

    Em 1920, Jean Piaget, psicólogo clínico suíço, desenvolveu a teoria do desenvolvimento cognitivo que assenta em dois pilares fundamentais, a assimilação e acomodação.
    A assimilação é um processo em que o ser humano se adapta, quando exposto a nova informação,  criando esquemas de assimilação para abordar a realidade. Quando a mente se modifica, em consequência da assimilação, dá-se lugar à acomodação que leva o desenvolvimento cognitivo, ou seja, aprendizagem. 

    A teoria do desenvolvimento cognitivo defende que a assimilação não substitui as ideias antigas, apenas acrescenta novidades ao nível da cognição.

    Não basta ter informação, é preciso converter esses dados em conhecimento e para consolidar esse conhecimento, precisamos de praticar, de outra forma o que aprendemos mais tarde ou mais cedo vai desvanecer.

  4. Side Project

    Na sequência do último ponto, para mim, uma das melhores coisas que podes fazer passa por criar um side project em paralelo com a tua atividade principal. Pode ser um love project, um blog, ou até a tua marca pessoal.

    Porque é importante ter um side project? Porque vais ter toda a liberdade para implementar e  testar o que quiseres, nem necessitar da aprovação de terceiros e sem correr riscos desnecessários, como é o caso, quando tens que testar algo num projecto de um cliente. 

    Se trabalhas numa empresa e a dada altura percebes que estás a realizar basicamente as mesmas operações todos os dias, então adotar um side project pode fazer maravilhas pela tua motivação.

    Este é também uma das mais valias em ser um T-Shaped Marketeer, não é fácil enjoar do teu trabalho. Tens um cardápio enorme de canais, táticas e ferramentas à tua frente, todos os dias. Podes gostar muito de bife com batatas fritas, mas se comeres o mesmo prato todos os dias, é certinho que passado uns tempos já não podes ver esse prato à frente.

    Também é verdade, que nem sempre o contexto em que trabalhamos nos permite aplicar o que queremos e isso pode criar obstáculos à tua evolução. Não limites o teu crescimento porque as condições não são as mais favoráveis, com um side project podes criar as condições que precisas para passares ao próximo nível.

    Outra vantagem em ter um side project é a prova de conceito. Tiveste conhecimento de uma determinada tática que achas que pode funcionar bem num projecto, mas primeiro queres ter a certeza que funciona antes de a sugerir ao teu cliente ou empresa? Fácil, aplica no teu side project e se funcionar avança para implementação em projetos terceiros, assim vais sentir-te mais seguro e é mais fácil de convencer outras pessoas a embarcar nessa viagem contigo.

  5. Ferramentas

    Investe em plataformas ou ferramentas de Marketing Digital. Explora, testa e aprende. Procura perceber o que cada plataforma pode fazer por ti e pelo trabalho.

    Podes acabar por não usares todas as ferramentas que experimentas, e está tudo bem, mas no final do dia vais ser um profissional mais completo se o fizeres.

    Um profissional T-shaped, tem que ser um “doer“, alguém que faz acontecer e para isso não basta ter o conhecimento teórico, tens que saber como o fazer e onde o fazer, daí ser tão importante trabalhar com várias ferramentas.

    Outro aspecto muito interessante, passa pela percepção do tempo, ou seja, passas a ter uma ideia muito clara do tempo que pode demorar a realizar determinadas operações o que será muito útil caso precises de gerir uma equipa ou trabalhar com recursos externos.

Conclusão

Espero que este conteúdo, possa ter sido ser útil e que te possa ajudar a começar a tua jornada enquanto T-Shaped Marketeer, para mim, umas das melhores tipologias de profissionais de marketing para trabalhar em Portugal onde as esmagadora maioria das empresas, tem pequenas estruturas, até 10 colaboradores (micro empresas) e não se podem dar ao luxo de contratar um especialista para cada área do marketing digital.

É preferível começar o percurso com um perfil generalista, para perceber o que realmente gostas de fazer, mais tarde, podes sempre aprofundar o teu know how numa determinada área e converter o teu perfil para especialista.

Lembra-te que a mudança é a única constante da vida, hoje podes gostar de uma área e amanhã deixar de gostar, é normal, não te deixes limitar pelas tuas crenças, abraça o desafio e segue estes 5 passos para seres um profissional de marketing generalista de sucesso já em 2023.

E tu? Gostavas de ser um T-Shaped Marketeer? Partilha nos comentários outros passos que identifiques como importantes.

Um abraço e até ao próximo artigo!

 

2 respostas

  1. Olá Ricardo, para já parabéns pelo conteúdo que tem feito.
    Ao ouvir um podcast seu de 2021 referiu a solução LTD Adilio, que ao que parece agora só há em modo subscrição.
    Eu procuro uma plataforma semelhante ao Adilio para alojamento de vídeos mas também em regime LTD, conhece alguma ?

    Abraços
    Nuno

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

E-BOOK GRÁTIS

COMO GERAR CENTENAS DE LEADS COM CONTEÚDO GRATUITO

Faz o download do teu E-Book Grátis e fica a saber como gerei centenas de leads em 21 dias com conteúdo Gratuito!