Se está a pensar criar um novo website ou substituir o que tem, então a probabilidade de já ter ouvido falar sobre o WordPress é muitto elevado.

O que é o WordPress? Neste artigo, vou explicar de forma clara e resumida o que é o WordPress e porque o deve utilizar, na sua empresa, marca ou organização.

O que é o WordPress?

O WordPress é um CMS – Content Management System, uma plataforma open-source, para criação de websites e gestão de conteúdos, que utiliza PHP, como linguagem de programação.

Existem duas versões :

  • wordpress.com
  • wordpress.org

A versão .com não precisa de alojamento nem domínio, uma excelente opção para quem está a dar os primeiros passos no desenvolvimento de websites e não quer investir um euro em alojamento ou domínios.

A desvantagem é que fica limitado na instalação de plugins, que são extensões de funcionalidades, essenciais para melhorar a performance do website e obrigatórios em projectos profissionais.

A versão .org, também é gratuita, mas neste caso necessita de ter um alojamento (hosting) bem como um domínio.

Estatísticas sobre WordPress

Segundo a W3Techs, cerca de 30% de todos os websites são desenvolvidos com recurso ao WordPress sendo de longe o sistema de gestão de conteúdos mais usado em todo o mundo.

  • De acordo com a technorati, cerca de 8% dos TOP 100 blogs são desenvolvidos em WordPress
  • 22% dos novos domínios nos EUA, usam WP
  • Desde que foi criado, já foram lançados mais de 32 versões principais
  • WordPress 4.8 foi descarregado mais de 60 milhões de vezes

Sabia que existem mais de 100 marcas mundiais de topo que utilizam WP?

CMS Proprietários vs CMS Open Source

Se vai contratar o  desenvolvimento do seu website a uma agência ou freelancer, então é importante perceber a diferença entre um CMS proprietário e um CMS open source.

Na maioria dos casos, os CMS proprietários são desenvolvidos e customizados de raiz pela empresa que detém esta solução.

Como tal, no futuro, se necessitar de alguma alteração ou customização ao “código fonte” o mesmo poderá estar inacessível e a empresa que detém o CMS proprietário, pode cobrar um fee pela implementação das alterações necessárias, legitimamente.

Basicamente, vai ficar com uma ligação umbilical à empresa que desenvolveu o website.

Não significa que esta não seja uma opção viável, se precisar de um fato à medida já sabe que ir à Zara não adianta de nada, vai ter que recorrer a um alfaiate e naturalmente isso comporta outro tipo de custos.

Por sua vez, o WordPress tem como base uma licença GPL – general public license que faz com que esta fantástica plataforma seja um software gratuito cujo código fonte está acessível a qualquer pessoa, que por sua vez pode alterar o código ficando assim disponível a toda a comunidade.

Por outro lado, existem imensos profissionais e agências que trabalham com este sistema, se por alguma razão não estiver satisfeito com o seu fornecedor habitual, será muito fácil encontrar uma alternativa.

10 Razões para usar WordPress

Nunca foi tão fácil e acessível produzir websites com aspecto profissional a baixo custo ou mesmo a custo zero.

E um dos sistemas mais efectivo para esse efeito é o WordPress.

Mais abaixo, pode encontrar uma lista com os 10 principais motivos pelos quais a sua empresa deve usar o WordPress.

  1. Gratuito
  2. Vasta  extensão de funcionalidades através de Plugins ( + de 31.000 plugins gratuitos )
  3. Utilização de temas ( + de 2.600 temas gratuitos)
  4. Fácil de utilizar
  5. Fácil de manter
  6. Actualizações recorrentes e constantes
  7. Excelente para blogs ou websites
  8. Possibilidade de transformar em loja online
  9. Comunidade mundial gigantesca
  10. Solução estável e segura

Algumas notas sobre os pontos acima referidos, para quem possa não estar familiarizado com alguns conceitos vou procurar clarificar de forma ligeira para quem está a ouvir falar pela primeira vez desta temática.

Os plugins permitem estender funcionalidades do core do WordPress, permitindo abarcar tarefas das mais básicas como duplicar páginas ou artigos, até aspectos mais avançados, como transformar um website numa loja online, através do woocommerce.

Existem plugins para tudo e mais alguma coisa, grande parte estão disponiveís de forma gratuita no repositório e outros premium disponiveís em marketplaces como o Code Canyon.

Se necessita de acrescentar uma funcionalidade para cumprir um objectivo específico, provavelmente alguém developer já passou pela mesma situação, tendo desenvolvido uma solução a esse problema.

Ao utilizar temas, vai controlar o aspecto visual do website.

Significa que vai pré-visualizar os aspectos estéticos do website logo à partida.

Todas estas razões, fazem com que seja acessível a qualquer pessoa produzir um website.

Eu próprio, como Consultor de Marketing Digital, desenvolvi dezenas de websites profissionais sem saber programação e com o passar dos anos o processo é mais fácil e rápido.

Portanto, produzir um website com recurso a esta tecnologia está acessível a qualquer pessoas, basta querer 🙂 .