video hosting para cursos online

Video Hosting para Cursos Online

A produção de conteúdos em vídeo tem vindo a aumentar exponencialmente nos últimos anos e a cada dia que passa, assistimos a um aumento de produtos digitais, como cursos online.

Neste artigo, vou falar sobre Video Hosting para Cursos Online e qual a plataforma que uso para os meus cursos online

Hosting de Videos

Este conteúdo está disponível aqui no canal do youtube, no podcast e blog, pelo que podes escolher qualquer um destes meios para consumir este conteúdo.

Muito provavelmente, já fizeste algum curso online e se não fizeste nenhum, então de certeza que já consumiste conteúdo em vídeo.

Se és produtor de conteúdo, ou pensas lançar algum curso então deves seriamente pensar em ter o teu próprio vídeo hosting, ou seja alojamento ou hospedagem (como se diz no Brasil) de vídeo.

A esta altura, deve ter passado pela cabeça a primeira objeção…

“Ah Helder, mas eu só faço conteúdo gratuito para os meus clientes, porque vou gastar dinheiro em video hosting quando posso usar o Youtube de forma gratuita?”

Vamos por partes… Em primeiro lugar, o Youtube é o segundo maior motor de pesquisa, portanto faz todo o sentido divulgar conteúdo neste canal. Além disso, quando um usuário pensa em consumir conteúdo no Youtube está predisposto a passar largos minutos na plataforma, motivo pelo qual assistir a um vídeo de 10 minutos não é um problema!

 

Se já usas o Youtube, fazes muito bem, contudo há algo que deves ter em consideração…

 

A partir do final do ano de 2020, o Youtube anunciou que iria reservar o direito de passar anúncios em em canais não monetizados  Isto é especialmente interessante para o Youtube porque na prática não tem que partilhar receita em canais não monetizados, no caso do canal não estar abrangido pelo Youtube Partners Program.

“Ok, Helder, mas qual é o problema de aparecer um anúncio num vídeo do meu canal?”

 

Imagina que no teu canal tens um vídeo tutorial sobre como utilizar um produto que tu vendes… Isto significa que o Youtube pode mostrar um anúncio de um concorrente no teu vídeo. Simpático não é? 

 

Por esta razão, pode ser útil pensar em subscrever uma plataforma de alojamento de vídeos para evitar que anúncios dos teus concorrentes possam passar nos teus conteúdos.

 

Agora vamos falar sobre alojamento de vídeo para cursos online!

 

Um produtor de conteúdo que vende cursos online, naturalmente tem que disponibilizar as suas vídeo aulas em alguma plataforma.

 

Utilizar o Youtube cai por terra, porque como sabes, mesmo que tenhas um vídeo oculto no canal o utilizador pode partilhar o link com quem quiser e a partir desse momento, estás a disponibilizar o teu conteúdo de borla a toda a internet, o que não é desejável.

SOLUÇÕES DE SUBSCRIÇÃO

 

Podes sempre optar por uma solução de subscrição de vídeo hosting,ou, em alternativa, usar plataformas de e-learning já incluem o alojamento de vídeo na subscrição.

 

Os mais utilizados no mercado, são o Vimeo, com o plano pro por 16€/Mês ou o Wistia que começa nos 99$/Mês.

 

Existem plataformas de cursos online, como o Podia, que em troca de um fee mensal a partir de 39$/Mês, podes alojar o teu curso sem custos adicionais com alojamento de vídeo. 

 

É uma boa solução, mas tens que pagar a subscrição mensal que tende a subir com o tempo e evolução do negócio.

 

Outras plataformas, como o Hotmart, cobram um fee associado ao valor de venda do curso e epnso que cobram um valor fixo, para alojamento de vídeos na plataforma, por aluno, mas não estou 100% seguro.

 

Se usas o Hotmart, partilha nos comentários o modelo de precificação!

Qualquer uma das opções que acabamos de falar, são boas opções, mas todas elas têm um custo mensal que tende a crescer à medida que o teu negócio cresce, o que é bastante aceitável.

 

Contudo, se no teu funil de vendas, tiveres um curso gratuito de entrada para depois fazer o upsell, então podes consumir os recursos destas plataformas com alguma facilidade, levando que fazer o upgrade para planos mais caros, o que pode ser uma desvantagem.

 

Recomendo que confirmes se existe alguma limitação de bandwith, ou seja, volume de dados necessários para o consumo de vídeo, nestas soluções. 

 

SEGURANÇA

 

A segurança e encriptação dos conteúdos pagos, são uma preocupação legítima por parte dos produtores de conteúdo. 

 

É muito frequente, um hacker comprar o curso e depois descarregar os conteúdos e revender por uma fração do preço em marketplaces.

 

Ainda há dias ouvi um podcast do Ricardo Teixeira com o Pedro Sobral, onde abordaram este assunto.

 

Maior parte das plataformas,  permite a visualização do vídeo em domínios específicos, o que é um protocolo de segurança interessante. Basicamente, se um hacker tentar roubar o código do vídeo alojado no teu website e injetar esse mesmo código noutro domínio, não vai conseguir visualizar o vídeo.

 

Existem plataformas como o Spotlightr e o Publitio que oferecem HLS Encryption, um protocolo de segurança que confere uma camada adicional na proteção dos conteúdos.

 

Por esta altura, podes pensar que com proteção do domínio e HLS Video Encription, estás safo, que já não conseguem descarregar os teus vídeos e divulgar a terceiros, mas infelizmente não é assim tão simples…

 

Existem extensões para o Google Chrome que permitem descarregar vídeos ultrapassando os protocolos de segurança ou então o hacker, pode simplesmente gravar a tela do ecrã com ferramentas como o Camtasia, ou até com o Smartphone.

 

QUAL A PLATAFORMA QUE USO PARA OS MEUS CURSOS ONLINE?

 

Agora que chegaste até aqui, vou partilhar contigo qual a plataforma que uso.

 

Quando comecei a disponibilizar os meus cursos no meu website, como é o caso do curso de Email Marketing & Automação com Active Campaign, fiz uma pesquisa intensiva no mercado e defini dois critérios para encontrar a ferramenta ideal.

 

  • Versão LTD – Lifetime Deal
  • Protocolos de Segurança mais efetivos

 

Foi aqui que encontrei o Adilo, uma solução de video hosting para cursos online com excelentes protocolos de segurança e versão LTD.

 

ADILO – VERSÃO LIFETIME DEAL

 

Com o passar dos anos, percebi que cada vez mais estava a fazer pequenas subscrições mensais que no final do ano representavam muitos milhares de euros.

 

Hoje em dia, dou preferência a versões lifetime deal, só pago uma vez ainda que o montante seja mais elevado no imediato, consigo economizar a longo prazo.

 

Inicialmente, comprei a licença comercial por 99$ mas fui fazendo upgrade até chegar à versão Agency Unlimited o que totalizou um investimento na ordem dos 800$.

 

Neste momento, podem aproveitar a promoção no Appsumo, vou deixar os links abaixo, onde podem comprar a versão LTD entre 79$ e 429$.

GERAÇÃO DE LEADS

 

No landing page do meu curso em Inglês de Manychat, manychatcourse.com, disponibilizo um curso gratuito de uma hora, como lead magnet.

 

Para fazer o curso, apenas precisas de introduzir o teu nome e email.

 

Graças à integração nativa, com o Active Campaign  quando um novo subscritor se inscreve para fazer o curso gratuito, entra numa automação de nutrição, no qual vou tentar vender o curso pago durante as próximas semanas.

 

Vi esta estratégia a ser usada pela primeira vez num curso do Parker Wallbeck da Academia Full Time Filmaker  podes encontrar o link nos comentários,  , adorei o conceito e passei a usar nos meus leads magnets.

 

DYNAMIC VISUAL WATERMARKING 

 

Algo incrível no Adilo, é a possibilidade de usar uma marca de água dinâmica.

 

Quando alguém gravar o vídeo com um software de gravação de tela como o Camtasia ou até através do seu smartphone, o vídeo vai mostrar uma marca de água com uma mensagem muito interessante.

 

O vídeo vai mostrar os dados de IP do “ladrão” de conteúdo, no caso de ser divulgado, é possível identificar a origem do furto, além de ser bastante claro que o conteúdo foi distribuido de forma ilegal.

 

No backoffice do Adilo, podes visualizar o número de sessões que foram ativadas com marca de água, ficando com uma ideia do número de tentativas de hack aos teus vídeos.

 

DRM AND AES PROTECTION

 

Este protocolo de segurança, Digital Rights Management and Advanced Encryption Standart ,  permite fazer a encriptação do vídeo durante o encoding que previne o download e distribuição dos vídeos.

 

Existem muitas extensões para Google Chrome que permitem descarregar vídeos das plataformas de alojamento como o Vímeo. 

 

É especialmente útil nestes casos.

 

OUTROS ASPECTOS

 

Existem ainda outros aspectos que aprecio nesta plataforma, que podem ser úteis para ti, tais como:

 

Pixeis de Remarketing

Podes instalar vários pixeis de remarketing no mesmo vídeo 

 

SnapByte

Através do Adilo, basta enviar o link a um cliente ou colega que ao aceder pode gravar um vídeo testemunho ou de feedback, de uma forma muito simples e fica alojado no Adilo.

 

Canais

Também podes criar canais para o teu negócio, semelhante a um canal no Youtube o que é interessante.

 

Playlists

Com o Adilo podes criar playlists, agrupando vídeos por categoria de conteúdo, etc.

 

Legendas

Uma das coisas que gostei bastante na versão LTD Agency, prende-se com a possibilidade de usar diferentes legendas no mesmo vídeo. 

 

Significa que se tiveres um conteúdo em Inglês, podes disponibilizar legendas em várias línguas o que é interessante, caso penses em maximizar o alcance dos teus cursos a audiências não nativas.

 

Bandwith

Nesta versão Agency, sei que posso contar com 15 terabytes de Bandwith por mês sem ter custos adicionais e acredita que 15 terabytes é muito volume de dados e no caso improvável de ultrapassar este limite, podes sempre comprar terabytes a um preço muito baixo. 

 

O QUE NÃO GOSTO NO ADILO 

 

Nem tudo é um mar de rosas, existem coisas que não gosto no Adilo…

 

O suporte demora demasiado tempo a responder o que pode ser frustrante e além disso ainda existem pequenos bugs que quando reportados, demoram algum tempo a ser corrigidos.

 

Penso que estes aspectos podem ser corrigidos com o tempo e o crescimento da empresa, contudo não poderia deixar de os referir, porque à data, foram problemas que eu experienciei.

 

CONCLUSÃO

 

Se usas o Youtube para distribuir conteúdo da tua empresa, prepara-te para a possibilidade dos teus concorrentes passarem anúncios nesses vídeos.

 

Se és produtor de conteúdo e queres uma solução robusta do ponto de vista de segurança sem pagar um fee mensal, então o Adilo pode ser a solução ideal para ti!

 

E tu já usas um hosting de vídeo? Se sim, deixa nos comentários o nome e razões que te levaram a escolher o teu alojamento.

 

Uma boa semana para ti e até ao próximo artigo de Marketing Digital!

 

Forte Abraço   

 

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

E-BOOK GRÁTIS

COMO GERAR CENTENAS DE LEADS COM CONTEÚDO GRATUITO

Faz o download do teu E-Book Grátis e fica a saber como gerei centenas de leads em 21 dias com conteúdo Gratuito!