audio para texto

Audio para Texto – Porque deves usar na tua estratégia de Marketing

Transcrever audio para texto, pode ser aquele empurrão que estás a precisar na tua estratégia de marketing em 2021.

Neste artigo, vamos falar no aspecto estratégico e operacional de transformar audio em texto.

A importância do Audio na Produção de Conteúdos

A produção de conteúdos é um pilar essencial em qualquer projecto que queira ser bem sucedido no universo digital.

Fazer artigos para o blog (como este :-), vídeos para o canal de Youtube, imagens para as redes sociais, são apenas alguns exemplos do nosso quotidiano.

Se olharmos para trás no tempo, percebemos que o conteúdo audio já é usado à séculos, em contexto comercial, não fosse a primeira emissora de rádio, criada em 1920 nos Estados Unidos.

Com o aparecimento da Internet, o audio passou a assumir um lugar com menos destaque, dando lugar a outro tipo de conteúdos e formatos, mas é algo que tem vindo a mudar.

Nos últimos anos temos assistido a um crescimento acentuado da produção de conteúdos em formato audio, tornando-se assim num tipo de conteúdo que não pode ser esquecido pelos profissionais de marketing.

Estatísticas de Conteúdo Audio em 2021

Para reforçar a importância do Audio em 2021, quero partilhar contigo algumas estatísticas:

  • Em 2021, os utilizadores de podcast consumiram cerca de 15 biliões de horas
  • 28% dos ouvintes preferem podcasts comparativamente com Youtube, AM/FM rádio, Spotify, etc
  • Noruega é o país com o maior número de ouvintes de podcast em todo o mundo, cerca de 5% da população.
  • Em Fevereiro de 2021, o Clubhouse tem mais de 10 milhões de downloads em todo o mundo
  • Em 2020, Spotify comprou o podcast do Joe Rogan por 100$ Milhões de dólares (Ok, não é bem uma estatística, mas vale a pena lembrar)
Se quiseres podes consultar a lista dos podcasts mais ouvidos em Portugal e não te esqueças de subscrever o meu Podcast, Digital Marketing Pro, disponível no Spotify e Apple Podcast.
 
 

Porque deves transcrever Audio para Texto

Bom, já falamos da importância do conteúdo em audio, espero que por esta altura já estejas convencido(a) a investir neste canal.

Agora, vamos ver algumas razões para passar audio para texto.

Reciclagem

Todos sabemos o quanto é difícil produzir conteúdo novo com regularidade, é uma verdadeira dor de cabeça que não sai nada barato, quer seja com recursos internos ou externos, a produção de conteúdos é dispendiosa!

Não vale a pena re-inventar a roda, usar o conteúdo já produzido e convertê-lo em texto, vai poupar imensas horas de produção.

Vídeos

Se já produzes vídeos para o teu canal de Youtube, então porque não transcrever o audio para texto e produzires artigos para o teu blog? Com os vídeos que já produziste podes criar novos artigos e assim poupar muitas horas de trabalho e aumentar o alcance da tua marca.

Ao transcrever ao audio dos teus vídeos para texto, também podes criar as legendas, que por sua vez vão ajudar a ver os teus vídeos em mute e dar uma ajudinha no posicionamento orgânico.

Adicionalmente podes ver um boost no tempo de retenção dos vídeos, algo que é sempre bem vindo.

Podcast

Se tens um podcast, está na altura de converter esse audio em texto. Um formato muito popular dentro dos podcast, são as entrevistas, podes ouvir a entrevista que fiz há uns tempos com o meu amigo Nuno Leite, onde falamos sobre Estratégias de Marketplaces para E-commerce.

SEO – Search Engine Otimization

Conseguir atrair tráfego orgânico em motores de pesquisa como o Google é um enorme atractivo para os profissionais de marketing e empresários que querem dinamizar os seus negócios na esfera digital.

Ao passar o audio para texto e disponibilizar no website, é mais uma oportunidade para te posicionares para uma determinada keyword.

Quanto mais conteúdo melhor, afinal de contas, a quantidade também é importante em matéria de SEO, os crawlers dos motores de pesquisa precisam de papinha para trabalhar 🙂

Como transcrever Audio para Texto

Transcrever audio para texto, não precisa de ser uma dor de cabeça. Eu já dei muitas cabeçadas à procura de “da” ferramenta ideal.

Experimentei várias, algumas gratuitas, outras pagas, mas a que mais gostei de usar e melhores resultados gerou, foi a Happy Scribe.

No vídeo abaixo, explico passo a passo, como podes usar o Happy Scribe para trancrição de audio para texto.

Espero que este artigo possa ser útil para ti e para o teu projecto e já agora, deixa nos comentários, a tua sugestão de outras ferramentas para transcrição de audio para texto.

Um abraço e até ao próximo artigo.

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

E-BOOK GRÁTIS

COMO GERAR CENTENAS DE LEADS COM CONTEÚDO GRATUITO

Faz o download do teu E-Book Grátis e fica a saber como gerei centenas de leads em 21 dias com conteúdo Gratuito!