como ganhar seguidores no instagram

Como ganhar seguidores no Instagram

Com o lançamento do meu novo website, perguntei a mim mesmo o que poderia partilhar para ajudar profissionais de Marketing Digital, Empresários e Estudantes.

Depois de refletir um pouco sobre o assunto, lembrei-me de partilhar a minha própria história de como consegui ganhar mais de 800 seguidores no Instagram sem publicidade em apenas 2 meses.

Porque é que o Instagram é importante para a sua Estratégia de Marketing Digital?

Bom, antes demais permitam-se referir que até à muito pouco tempo não era grande fã do Instagram e nunca lhe dediquei muito do meu tempo. Prova disso é que tenho conta no Instagram à cerca de dois anos e apenas 38 publicações.

Contudo, como profissional nesta área não poderia ignorar a importância crescente deste canal.

O alcance é essencial para o sucesso de qualquer empresa ou marca, o marketing trata acima de tudo de aproximar as marcas à sua audiências, e se os seus potenciais clientes estão no Instagram não há como fugir desta rede social.

Alguns pontos fortes para utilização do Instagram…

  • O Instagram tem elevada expressão nos utilizadores mobile
  • Conteúdo visual, criativo e envolvente
  • Simplicidade de utilização
  • Publicidade efectiva

Estatísticas do Instagram

Não há dúvida que os dados e factos nos ajudam a tomar decisões importantes para o nosso negócio, e por isso, todos os profissionais de marketing adoram trabalhar com números, pois são estes que ajudam a planear e consolidar a estratégia.

Alguns números sobre o Instagram

  • Segundo um estudo recente da Forrester Research, os utilizadores do Instagram são 58 vezes mais susceptíveis de fazer like, comentar ou partilhar um post de uma marca do que um utilizador do Facebook e 120 vezes um utilizador do Twitter (fonte)
  • Atualmente existem mais de 700 milhões de utilizadores activos mensais (fonte)
  • Mais de 15 milhões de utilizadores profissionais registados (fonte)
  • 60% das pessoas afirmam descobrir novos produtos no Instagram (fonte)
  • Aumento de 80% no tempo gasto a ver vídeos (fonte)

Convencido? ainda não?!…. Ok, então vou explicar como consegui obter mais de 800 seguidores em apenas 2 meses e sem publicidade.

Como consegui mais de 800 seguidores qualificados no Instagram em apenas dois meses e sem Publicidade

Depois desta breve introdução, vamos ao que interessa, ou seja, quero partilhar como consegui mais de 800 seguidores no Instagram sem gastar um cêntimo em publicidade.

Como consegui mais de 800 seguidores no Instagram em apenas dois meses

Antes de avançar no artigo, gostava de referir que o gráfico acima só mostra os seguidores ganhos a partir de 28 de Agosto, infelizmente não fiz nenhum print screen no inicio deste processo e só me lembrei de o fazer dias antes de escrever este artigo, desde já as minhas desculpas.

Como alguns leitores poderão saber é muito frequente por parte dos profissionais de Marketing o uso de softwares de automação para escalar o impacto das ações de Marketing Digital, contudo o Instagram é muito complicado e sensível a estas ferramentas, pelo que recomendo que antes de começar a utilizar esta ferramenta veja com atenção os tutoriais de apoio.

Instaeasy – Ferramenta de Automação para Instagram

o Instaeasy não é nada mais do que uma ferramenta de automação de interações para Instagram.

Significa que com o Instaesy, o crescimento do seu perfil de Instagram será feito em modo automático, atraindo e interagindo com audiência altamente qualificada.

instaesy

Principais funcionalidades do Instaeasy

SEGMENTAÇÂO

Segmente o seu público alvo através de #hastags relacionadas com o seu negócio.

Se não tem ideia das hastags usadas na sua área de negócio, recomendamos que faça uns testes no Hastagify pois é uma ferramenta com grande potencial nesse campo.

segmentação hastags Uma das funcionalidades que mais me surpreendeu no Instaeasy foi a possibilidade de alcançar pessoas que seguem determinados perfis.

Na prática, significa que pode configurar o Instaesy para andar atrás das pessoas que seguem os seus principais concorrentes ou influenciadores digitais.

Segmentação Perfil

Outra opção passa por seguir pessoas que fizeram like em determinados perfis.

Também tem uma opção de deixar seguir, ideal para quando a sua conta está a seguir milhares de seguidores em roda livre.

Pode optar por deixar seguir somente quem não o seguiu também, um principio que assenta em reciprocidade, se seguiu alguém que não tem interesse em o seguir então pode não ter grande potencial para o seu negócio, pelo que se justifica esta ação.

Deixar de Seguir

Outra opção interessante, passa por deixar de seguir entre as 0:30 e as 6:30.

Para que serve esta opção? Bom, na minha perspectiva essencialmente para evitar que o Instagram bloqueie o vosso perfil.

deixar de seguir meia noite

Considerando o elevado número de dados que o ecossistema Facebook recolhe sobre os nossos hábitos e padrões de consumo, é possível que os algoritmos detectem um padrão anormal que à partida está relacionado com processos de automação, o que faz sentido porque em princípio ninguém consegue estar 24h/7 dias por semana a trabalhar com o Instagram, ou com outra ferramenta.

GEOLOCALIZAÇÃO

Esta opção é interessante, em especial, para negócios locais.

Por exemplo, se a sua empresa tem um café na avenida dos aliados, pode usar o Instaesy para seguir quem esteve nesse local.

Também poderá configurar para que faça like em posts de pessoas que estiveram em determinado local.

Geolocalização

INSTALAÇÃO CLOUD

Para trabalhar com esta poderosa ferramenta não precisa de instalar softwares no seu computador, uma vez que é hospedado na nuvem.

Pode aceder através de qualquer dispositivo, desde que tenha ligação à internet.

Esta função é especialmente importante para profissionais com grande mobilidade.

Adicionalmente se tiver algum problema com o seu computador (avaria, roubou ou outro) não fica impedido de trabalhar com o Instaesy.

DASHBOARD INTUITIVO E SIMPLES

O dashboard do Instaesy está muito bem conseguido, é bastante simples e visualmente agradável.

À primeira vista pode ser um factor com pouca importância, mas trabalhar no dia a dia com software de difícil navegação, acaba por estragar a nossa experiência de utilização e mais tarde ou mais cedo criamos anti-corpos.

DashboardMÚLTIPLAS CONTAS

No pacote inicial, o Instaeasy permite ter dois perfis diferentes, o que é excelente para profissionais que trabalham com clientes ou tem vários projectos em curso.

conta instagram

Se mesmo assim, precisa de mais perfis, tem a possibilidade de fazer uma aquisição adicional para os perfis que precisar.

Conta Instagram

RELATÓRIOS DE DESEMPENHO

Na secção relatórios encontramos informação que nos ajuda a perceber o que o Instaesy anda a fazer de acordo com as parametrizações efetuadas.

Vai conseguir identificar as ações de seguir e efetuar like e qual a sua origem.

Conforme vimos anteriormente, no Instaeasy podemos também analisar a evolução dos seguidores do nosso perfil.

Não há dúvida que à medida que vemos a curva aumentar, quase que deixamos escapar um sorriso de forma involuntária, de tão pasmados que ficamos.

CONCLUSÃO

Confesso que o Instaesy me surpreendeu pela positiva acima de tudo pelos resultados que gera em espaços de tempo muito curtos.

Todos sabemos que é importante fazer crescer a nossa comunidade, para aumentarmos a exposição da marca e/ou produtos e o Instaeasy faz isso em piloto automático, sem nos consumir o nosso recurso mais precioso, tempo.

No meu caso pessoal, o caminho que teria que fazer para conseguir 800 seguidores seria muito penoso, custoso e demorado… Criar conteúdo com regularidade, fazer campanhas, etc…

Se considerarmos que a sua utilização implica um pagamento mensal de cerca 43,00 €, para dois perfis, julgo que não deixa muita margem para dúvidas, o Instaeasy é uma ferramenta que vale bem o investimento.

Comece já a fazer crescer a sua comunidade em modo automático e aproveite o tempo que acabou de ganhar para fazer crescer os seus projectos.

[/tatsu_text][/tatsu_column][/tatsu_row][/tatsu_section]

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

4 respostas

  1. Olá Helder,

    O teu post é muito esclarecedor. Não é comum ver pessoas a explicar como usar corretamente este tipo de ferramentas ( e apresentar boas ferramentas de facto). No entanto gostaria apenas de dar a minha opinião sobre este assunto. Eu trabalho com social media há já três anos e há dois pontos essênciais a reter sobre as ferramentas de automação – 1) são ilegais 2) Mesmo que não fossem, não faz sentido utilizar. Primeiro, porque como tudo no marketing, existe um tempo de “percepção”, em que as pessoas aprendem e percebem de facto o que está a acontecer. Se elas começam a receber em massa pedidos de follow, elas vão-se aperceber, mais tarde ou mais cedo que alguma coisa não está bem. Isto leva-me ao segundo ponto, que é, ao fazer follow por #, nós vamos estar em muitos casos a seguir pessoas, que nem sequer são pessoas, mas sim outras empresas -> bots. Eu próprio fiz esse teste recentemente com um perfil de testes e 70% dos perfis que eu seguia ou me seguiam, eram apenas empresas, ou bots.
    Faz sentido estar a perder tempo, e dinheiro a construir uma fan base que na hora de converter não tem valor?
    Basta fazer uma pesquisa em alguns profiles de bloggers ou pequenas empresas que seguiram este método e vamos ver os resultados.
    20 mil followers – 10 likes e um comentário por post.

    O Facebook e o Instagram, são ferramentas pagas e essa é a verdade que muitos de nós não queremos aceitar. Aliás, eu próprio fiz a minha tese de mestrado sobre o Facebook, numa altura em que um post orgânico atingia facilmente 20-35% de uma página. O que atualmente é impensável.

    Aproveito também para dizer que há um segundo problema que surge com os bots. No médio-prazo, quando se estiver a realizar publicações no instagram, o alcance dos posts vai reduzir dia após dia, pois como são bots a seguir a sua conta, eles não vão interagir com as suas publicações. O que na realidade transformar-se numa situação pior do que se tivessemos 200 seguidores, que eram de facto interessados no que estamos a criar.

    Na minha opinião há duas formas de se fazer crescer um negócio no instagram ->
    1) Manualmente seguir pessoas e comentar pessoas – dá trabalho, sim. É chato, sim. Mas em 90% dos casos é o que resulta melhor, especialmente se formos um pequeno negócio, blogger etc. Por exemplo, se temos uma loja de bolos em Lisboa, faz sentido encontrar os principais hashtags relacionadas com o nosso negócio e depois sim procurar as pessoas que potencialmente são clientes e interagir com elas de uma forma humana. Se formos a uma loja da Zara, acho que também preferismo falar com uma pessoa do que com um robot 🙂

    2) Fazer anúncios. Para todos os efeitos o custo dos anúncios no instagram ainda não é elevada, comparado com o FB. Aplica-se a grandes empresas, que não vão perder tempo a seguir pessoas.
    3) Seguir manualmente algumas pessoas e fazer anúncios com um budget curto -> Melhor forma de crescer negócio na minha opinião.
    Tudo o resto é na minha opinião tempo mal gasto.

    Nota final – Esta questão de ganhar seguidores atraíu-me atenção, justamente pelo facto de estar a iniciar 3 projetos novos de instagram que me têem dado alguma dor de cabeça e estas foram as minhas conclusões.
    Espero que aprecies e que me dês o teu feedback.

    Um abraço

  2. Olá Bruno,
    Antes demais permite agradecer o teu comentário que imagino ter levado algum tempo, o meu muito obrigado desde já 🙂
    Fazer gestão de redes sociais é uma actividade muito exigente e obriga a recursos humanos especializado dedicado a fazer este trabalho.
    Na minha opinião as ferramentas de automação são ferramentas, não definem estratégias, apenas fazem o que os marketeers indicam, mas permitem libertar-nos para nos dedicarmos a outras tarefas.
    Adicionalmente permitem dar escala ao negócio, naturalmente temos limitações humanas, não podemos trabalhar 24 horas por dia e nesse aspecto as ferramentas de automação são excepcionais.
    Quanto à legalidade, confesso que não tenho competências para avaliar esse ponto, mas acredito que que o IFTTT, Hootsuite ou outros actuam dentro do que as redes sociais permitem, de outra forma já teriam sido bloqueados. O Facebook também permite agendar publicações o que acaba por ser uma forma de automação, embora nativa.
    No meu trabalho faço a gestão de milhares de euros todos os meses em campanhas patrocinadas ( FB e ADW) e percebo o que dizes, é inevitável e acho que faz todo o sentido, mas mais uma vez, quando fazemos uma campanha para patrocinar aquisição de seguidores o FB também o faz através de robots e na maioria dos casos pagas 0.05€/novo fã e resulta qb.
    O mais importante é encontrar um caminho que te leve aos resultados desejados, acho que não existe um certo ou errado, cada caso é um caso, o que resulta para um cliente pode não resultar para outro.
    Um abraço e obrigado pelo comentário 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

E-BOOK GRÁTIS

COMO GERAR CENTENAS DE LEADS COM CONTEÚDO GRATUITO

Faz o download do teu E-Book Grátis e fica a saber como gerei centenas de leads em 21 dias com conteúdo Gratuito!