À semelhança de qualquer empresa, as agências de organização de eventos, procuram cada vez mais, dinamizar os seus negócios tornando-se essencial comunicar de forma eficiente com o menor investimento possível.

Adquirir novos clientes, aumentar o rácio de conversão de propostas em vendas, aumentar a notoriedade da marca, gerar engagement e aquisição de novos clientes a nível internacional são alguns dos objectivos que uma estratégia integrada de Marketing Digital pode ajudar a cumprir.

Mas não ficamos por aqui, é também possível ajudar os seus clientes a atingir o sucesso.

Ao investir num evento é legítimo que o seu cliente, deseje obter a maior taxa de comparência possível, gerar envolvimento com os participantes e obter um elevado grau de satisfação para que os convidados decidam desde logo participar no próximo evento.

É expectável que o seu cliente esteja disponível à apresentação de novas soluções que possam alavancar o sucesso do evento que vai organizar.

Neste artigo vamos apresentar algumas soluções que pode adoptar na fase que antecede o evento.

Pré-evento

A criação de uma Landing Page (LP), página web estruturada especificamente para conversão, também conhecida como microsite, é indispensável para o seu evento. Uma LP deve ser focada num determinado assunto e possuir uma mensagem consistente.

O conteúdo deve produzido para uma obter uma rápida tomada de decisão. Opte por colocar uma descrição do evento, localização, horário, oradores ou convidados especiais, benefícios para os convidados, testemunhos e alguns trust builders como testemunhos, prémios obtidos entre outros.

A LP não deve ter menus de navegação para evitar dispersão, sendo apenas possível fazer scroll até encontrar um forte CTA – Call to Action dando lugar à conversão desejada.

Idealmente, o formulário deve estar integrado com uma ferramenta de Email Marketing, para despoletar um email de agradecimento imediato.

De seguida pode automatizar um conjunto de emails para aumentar o

interesse e expectativa em relação ao evento. Numa semana poderá enviar informação sobre os convidados especiais, na seguinte, poderá reforçar os benefícios que terá ao comparecer no evento, etc.

Através das plataformas de Email Marketing tem a possibilidade de avaliar várias métricas como a taxa de aberturas e número de cliques, um enorme contributo para avaliar o envolvimento da sua audiência com os conteúdos que partilhou.

Embora num primeiro impacto possa parecer tecnicamente complexo, existem ferramentas que o podem ajudar com uma pequena curva de aprendizagem. No que toca a Landing Pages, recomendamos o Unbounce, LeadPages, Instapage ou mesmo o WordPress.

Em relação ao Email Marketing, se optar por comunicação multicanal (E-mail + Sms) o E-goi é uma boa opção, se optar apenas por email deve considerar o MailChimp (gratuito até 2.000 contactos) e para soluções mais exigentes o Active Campaign.

Por fim, abordamos o papel das campanhas patrocinadas na preparação do seu evento, como é o caso dos Facebook Ads.

Umas das estratégias com maior impacto nestes casos é o Remarketing que consiste em mostrar um anúncio ou conjunto de anúncios a uma audiência específica.

Na sua conta de anúncios do Facebook pode carregar a sua lista de convidados criando um público personalizado. A plataforma vai procurar os contactos da lista e cruzar com os perfis existentes, entregando a anúncio a estas pessoas, criando o efeito “parece que o anúncio anda atrás de mim”.

Artigo publicado originalmente na Revista Event Point

[/tatsu_text][/tatsu_column][/tatsu_row][/tatsu_section]