Dia 8 de Julho, tive a oportunidade de participar numa conferência de Marketing em Espanha, mais especificamente em Santiago de Compostela, desafiado pelos meus bons amigos Marco Novo e Miguel Brandão, que já são veteranos nestas andanças.

Porque decidi ir à Raiola Marketing Conference

Em conversa de café com o Marco e o Miguel, referia muitas vezes a importância de contactar com outros mercados e profissionais, para conhecer novas realidades o que permitiria crescer e evoluir enquanto profissional de Marketing Digital.

Antes de metermos pés ao caminho, eu e o Miguel resolvemos fazer um vídeo para partilhar os motivos que nos levaram a participar no Raiola Marketing Conference .

[/tatsu_text][/tatsu_column][/tatsu_row][/tatsu_section]

Na Raiola Marketing Conference, tive oportunidade de conhecer pessoas fantásticas e grandes profissionais, cujo denominador comum é sem dúvida,a humildade.

Oradores

Recomendo vivamente que acompanhe os oradores nas redes sociais porque a partilha de conteúdo de valor relacionado com Marketing Digital é soberbo.

Segue lista dos oradores, temas apresentados e perfis das suas redes sociais.

Luis M.Villanueva
“Pasos Importantes en una auditoria SEO en 2017”

https://twitter.com/Lu1sma
luismvillanueva.com

Javi Pastor y Rosa Morel
“Destrozando el copywriting: auditoría en vivo de páginas web”

https://twitter.com/jpastorre
javipastor.com

https://twitter.com/soyrosamorel
rosamorel.com

Miguel Ángel Trabado
“Estratégias de Marketing Digital: La evolucíon del marketing mix”

https://twitter.com/MATrabado
http://www.miguelangeltrabado.es/ 

Fernando Angulo
“Principales factores de posicionamento en España 2017”

https://twitter.com/Fernando1Angulo
es.semrush.com/blog

Ana Mata y Alejandro Nóvas
“Bots are coming”

https://twitter.com/MataTweet
elblogdeanamata.com 

https://twitter.com/Alejandro_Novas
vivirdetupasion.com

Rubén Alonso
” El despertar del GIF”

https://twitter.com/rubenalonsoes
miposicionamientoweb.es 

Cova Díaz y Lúa Louro
“Copy <3 Diseno: una historia de amor que vende"

https://twitter.com/Cova_Diaz_
covadiaz.com

https://twitter.com/lualouro
lualouro.com

Claudio Inacio
“Principales errores a evitar en las redes sociales”

https://twitter.com/cinacio06
claudioinacio.com

Jose Facchin
“Que se hace vs Qué se debería hacer en una estratégia de contenidos SEO?”

https://twitter.com/facchinjose
josefacchin.com

Miguel Florido
“Estratégias para disparar tus visitas hastal el infinito y más allá” 

https://twitter.com/miguelfloro
marketingandweb.es

Pontos fortes da Conferência

Tendo já participado em alguns eventos em Portugal, não posso deixar de assinalar o quanto fiquei bem impressionado com esta conferência, motivo pelo qual passo a destacar alguns pontos:

  • Ambiente informal e descontraído
  • Oradores com dress code super informal, t-shirt, sapatilhas e até calções 🙂
  • Apresentações baseadas em experiências e casos de estudo
  • Análise de dados, ou seja, a maioria das apresentações eram apoiadas em apresentação de dados retirados do google analytics, etc
  • Como fazer – este foi um dos pontos que mais destaco, cada um explicou as estratégias usadas para chegar aos seus objectivos
  • Ferramentas – em todo o momento foi partilhado com a audiência as ferramentas utilizadas 

Não há dúvida que a informalidade permite quebrar algumas barreiras sociais, aproximando as pessoas e na minha opinião isso é algo muito positivo.

O mercado Espanhol é um mercado maduro e competitivo com uma dimensão considerável, face a Portugal.

Estima-se que em todo o mundo existam 567 milhões de pessoas que falam Espanhol como primeira ou segunda língua

As oportunidades neste mercado são gigantes especialmente porque o Espanhol não está circunscrito a Espanha, existem pelo menos mais 21 países a partilhar o Espanhol.

Os ranking orgânico nos motores de busca em é fortemente procurado pelas empresas em Espanha, por essa razão, o profundidade dos processos de otimização são absolutamente incríveis.

A apresentação mais marcante…

Todas as apresentações foram espetaculares, com partilha de conteúdo hiper-valioso, gostei de todas as apresentações sem exceção mas houve uma que me marcou, a apresentação do Claudio Inácio.

O Claudio é Português a viver e trabalhar em Espanha há já 10 anos. Com muito mérito, posicionou-se como uma referência de Marketing Digital neste país.

Para terem uma ideia dos resultados do seu trabalho, o website www.claudioinacio.com tem cerca de 277.000 visitas mensais!

claudio inacio

O tema central da sua apresentação foi sobretudo Marca Pessoal e Redes Sociais, onde focou os principais erros a evitar, mas sem dúvida que consegui subtrair muito mais do que o conteúdo.

Diria que a apresentação teve uma carga motivacional muito grande, por várias vezes o Claudio rejeitou o título de “especialista” e com a humildade e frontalidade que lhe é característica, relembrou que tanto ele como os restantes oradores começaram do mesmo ponto onde muitos de nós se encontram e se eles conseguiram alcançar o sucesso, qualquer pessoa o conseguiria fazer.

Pessoalmente, regressei a Portugal cheio de energia renovada e com vontade de fazer mais e melhor, prova disso é que retomei o meu projecto e marca pessoal.

Refiz o meu website pessoal e estou empenhado em criar conteúdo que possa ser útil a quem procura respostas relacionadas com o Marketing Digital.

A vida não se trata só de receber mas também ajudar os outros a atingirem os seus objectivos.

Após a conferência, o Claudio fez questão de partilhar com a sua audiência os perfis das pessoas que mais estiveram mais ativas nas redes sociais, no qual me incluo.

Um das razões que me leva a partilhar conteúdo sobre Marketing Digital, prende-se com o estado atual desta área em Portugal.

Neste momento as empresas começam a despertar para esta nova realidade levando os seus responsáveis a procurar soluções para os seus negócios. Como desconhecem a essência do Marketing Digital, têm na maioria dos casos dificuldade em perceber o valor acrescentado inerente.

Um dos principais objectivos do meu blog, passa por trazer alguma luz sobre esta matéria e quem sabe contribuir para a ativação do Marketing Digital em Portugal 🙂

Resumo da Conferência

Uns dias após a conferência, resolvemos realizar um webinar para resumir o evento, o qual podem assistir no vídeo abaixo.

Caso pretenda deixar, algum comentário ou partilhar algo, tem ao seu dispor a área de comentários, abaixo.

Obrigado e até breve 🙂