Esta semana tive oportunidade de realizar mais uma entrevista de Marketing Digital desta vez com o grande Marco Gouveia.

Para o caso improvável de alguém estar a ler este artigo e não saber quem é quem, o Marco é Diretor de Marketing Digital no Grupo Pestana, Google Regional Trainer, Formador, Empresário e uma excelente pessoa!

Entrevista Marketing Digital – Marco Gouveia

Podcast

Para quem preferir consumir esta entrevista em audio, quer seja a conduzir, enquanto trabalha ou até no ginásio, mais abaixo pode encontrar a versão em podcast.

Tópicos Abordados

Ao longo dos 22 minutos de entrevista com o Marco, falamos de imensos tópicos os quais vou abordar já de seguida e com mais pormenor.

Percurso Profissional

Os primeiros passos do Marco Gouveia no digital são dados devido a um momento menos positivo, na altura em que iniciava a sua jornada no ensino superior.

Há cerca de 14 anos atrás, o Marco acabou por não conseguir transitar para o segundo ano da licenciatura que frequentava o que o levou a procurar formas de rentabilizar o tempo que agora lhe sobrava.

Foi nessa altura que a curiosidade o levou a tentar perceber o porquê de pessoas se dedicarem-se a blogs e projectos online em todo o mundo. Naturalmente uma parte considerável teria em mente, a rentabilização financeira.

Pouco tempo depois, nasce o seu primeiro site produzido no Blogspot.

Enfrentar os Medos

À semelhança de todos aqueles que se lançam em áreas que não dominam, mais tarde ou mais cedo, as angustias e as incertezas acabam por nos assolar.

Nessa época a economia digital parecia ser reservada a programadores, web designers ou marketeers, tudo aquilo em que o Marco não tinha competências.

Ainda assim, não se deixou desmoralizar e começou a procurar conteúdo online, o que se veio revelar essencial para inverter a sua vida e converter a sua carreira num verdadeiro sucesso.

Para combater a fobia de falar ao telefone, decidiu ir trabalhar para um call-center, apesar de ganhar num mês o equivalente ao que gerava num único dia através dos seus projectos online.

Quem já teve oportunidade de ver uma palestra sua ou uma formação da Google, certamente não diria que o Marco em dada altura tinha receio de falar ao telefone.

Oportunidades e Procrastinação

Durante a entrevista e nos momentos fora dela, falamos muito sobre oportunidades e  procrastinação.

Com muitos sorrisos à mistura, acabamos por recordar alguns dos primeiros trabalhos que realizamos, algo que hoje certamente nos faria corar.

Hoje em dia, relembramos esses conteúdos menos bons, com menos qualidade, mas que ainda assim fazem parte de um caminho que tem que ser percorrido.

As coisas não vão sair perfeitas à primeira, mas isso não é motivo para desistir.

Mais vale FEITO do que PERFEITO!

Um bom amigo meu, a dada altura largou este ditado popular durante uma conversa e desde então nunca mais me abandonou.

Quantas vezes queremos lançar o produto perfeito, a campanha perfeita e acabamos por adiar, adiar, adiar até que chegamos a um ponto que deixamos de fazer acontecer.

Ou perdemos a oportunidade, ou simplesmente desistimos porque fomos vencidos pela frustação.

A procrastinação é algo com que eu me debato todos os dias… Por exemplo, antes de lançar o meu novo website pessoal havia muita coisa a ser melhorada, o layout responsivo, o novo logotipo, conteúdos para o blog, enfim uma lista gigante de pontos que gostava de melhorar antes de lançar.

Depois, lembrei-me do ditado e no mesmo dia publiquei o website. As restantes alterações, foram sendo feitas nas semanas que se seguiram.

Adwords ou SEO?

Durante a entrevista recordamos algumas técnicas “vintage” para posicionar websites há mais de uma década, como o keyword stuffing ou a utilização das meta tag keywords.

Orgânico ou Patrocinado?

Uma pergunta muito frequente nesta indústria, em boa verdade, o SEO e o Adwords são ferramentas complementares e não antagónicas.

O Marco revelou que começou a desenvolver as suas competências em SEO e ainda hoje são uma componente importante no seu core digital.

Começou a trabalhar com Adwords aquando da sua entrada nas Páginas Amarelas, o que mais tarde o levou ao Grupo Pestana onde trabalhava com o Adwords em mercados muito competitivos, o que acabou por elevar as suas competências, nesta área.

Conclusão

Diverti-me imenso a fazer esta entrevista, foi muito bom conhecer o Marco, o seu percurso profissional, motivações e a sua visão do mercado de Marketing Digital.

Um muito obrigado ao Marco Gouveia por ter cedido o seu tempo para a realização da entrevista e ao Hotel Axis Porto pela disponibilização do espaço.