No passado dia 22 de Setembro, tive a oportunidade de realizar uma entrevista de Marketing Digital a dois gigantes desta indústria, Paulo Faustino & Rafael Rez.

Nesta entrevista, falamos de diversos temas relacionados com Marketing Digital, como a a formação intensiva de Marketing Digital e Afiliados, principais diferenças entre o mercado Brasileiro e o Português, dicas e muito mais.

 

Podcast

Se preferir poderá assistir a esta entrevista em Podcast, ideal para quem gosta de trabalhar e ouvir algo além de música, ou no caso de ter uma ligação à internet menos boa.

Entrevistas de Marketing Digital

Antes de passarmos à entrevista, quero explicar um pouco melhor em que a essência desta rubrica do blog.

Basicamente, consiste em realizar entrevistas com profissionais de Marketing Digital, para partilha de experiência, dicas, estratégias, etc.

As entrevistas serão marcadas por um tom informal, quase como uma conversa de café com amigos.

Será também, uma excelente oportunidade para conhecer a pessoa que está por trás do profissional. Adicionalmente, os seguidores do blog poderão colocar perguntas que gostassem de ver respondidas antes da gravação da entrevista.

Espero que com esta partilha de conteúdo, possa contribuir positivamente para a ativação do Marketing Digital em Portugal e proporcionar alguma luz sobre temas que levantam dúvidas, tanto para os profissionais de Marketing como para os Empresários.

Perguntas da Entrevista

Começamos esta entrevista naturalmente a falar da desta formação que tanto buzz tem gerado entre os profissionais de Marketing.

Não há dúvidas que tem sido um sucesso sem precedentes, reforçando em números… 175 inscritos em Portugal e 270 inscritos no Brasil!! Cerca de 445 pessoas fizeram este curso no espaço de um mês, é praticamente impossível não ficar com o queixo caído.

Mais abaixo, pode encontrar as perguntas feitas aos nossos entrevistados.

  • Qual a chave de sucesso desta formação? (Paulo Faustino & Rafael Rez)
  • Quais as principais diferenças entre Portugal e Brasil no que toca ao Marketing Digital? (Rafael Rez)
  • Como começar do zero e alcançar o estatuto de autoridade em Marketing Digital? (Paulo Faustino)
  • Como escolher um nicho de mercado e um país de destino para começar a trabalhar como afiliado? ( Rafael Rez)
  • Quais as principais características que um profissional de Marketing Digital deve ter? (Paulo Faustino)

Sobre a Formação de Marketing Digital e Afiliados…

Esta formação foi estruturada em duas partes.

No primeiro dia contamos com o Rafael Rez que abordou de forma fantástica o comportamento do consumidor, principais objeções à compra, impulsos de compra e gatilhos mentais usados em publicidade.

Falamos ainda de temas relacionados com Funil de Vendas, criação de Buyer Personas, SEO, Adwords e Landing Pages.

O segundo dia foi conduzido pelo Paulo Faustino e os Facebooks Ads dominaram grande parte do dia. Muitas dicas importantes como por exemplo, a ativação da base de fãs, através do boost de post. 

Toda a parte operacional dos Facebook Ads foi abordada durante este segundo dia, desde os diferentes tipos de campanha, píxel, estratégias de remarketing, entre muitas outras coisas, sempre sustentado com apresentação de casos concretos e partilha de experiência sobre a aplicação prática dos anúncios em contexto empresarial.

No final do dia, entramos no mundo dos afiliados… O Paulo partilhou muito conteúdo relevante para quem se quiser lançar como afiliado ou melhorar a sua atual performance.

E ainda houve tempo para abordar as principais formas de monetização de blogs e as principais ferramentas para trabalhar de forma profissional o mercado de afiliados e potenciar ao máximo os resultados daí subtraídos.

Conclusões

Para concluir este artigo chega o momento de partilhar as principais ilações.

Entrevista e os Entrevistados

Não poderia estar mais contente com o resultado desta primeira entrevista.

Foi um momento espetacular, com muita informalidade e descontração, que resultou em partilha de conteúdo muito relevante para quem trabalha nesta área.

Confesso que a cereja no topo de bolo, foi conhecer o Paulo e o Rafael que são duas pessoas muito acessíveis, descontraídas, profissionais e divertidas (muito mesmo).

Estas características, acabam por tornar todo o processo muito prazeroso, além de ajudar a aproximar as pessoas aos profissionais entrevistados.

Formação

A formação foi soberba, muito intensiva e drenante mas de grande valor acrescentado.

Todos os participantes, no qual estou incluído, levaram para casa muito conhecimento que tem o potencial de ser um game changer nas suas vidas, carreiras e projectos.

Apesar da avalanche de conteúdo, o ambiente informal, descontraído e divertido algo que pautou todo o curso, ajudou a minimizar todo o esforço necessário para acompanhar passo a passo, estes dois dias.

Não tenho dúvidas, que qualquer pessoa pode com facilidade recuperar o investimento realizado . O retorno que daí pode resultar tende a ser bastante elevado.

Espero que num futuro próximo, o Paulo e o Rafael equacionem uma formação específica para afiliados porque seria algo único e completamente disruptivo, além de muito apreciado pelos profissionais da área.

Adicionalmente, estas formações são sempre um excelente espaço para rever amigos e conhecer outros que apenas conhecemos “digitalmente”. Nada como um bom almoço para trocar ideias!