Quando conheço alguém em contexto profissional tenho por hábito apresentar-me e explicar o que faço no meu dia a dia, e Consultor de Marketing Digital faz parte do job description.

O comentário que se segue é quase sempre “O que faz um Consultor de Marketing Digital?

Neste artigo vou abordar este tema e esperar conseguir trazer alguma clarividência.

O que faz um Consultor de Marketing Digital

Enquanto Consultor de Marketing Digital, o meu trabalho passa por ajudar empresas, marcas ou instituições a dinamizarem os seus negócios através da economia digital.

Na maioria dos casos, sou contactado por empresas que querem desenvolver os seus negócios com recurso ao Marketing Digital mas não sabem como.

A essência do trabalho de um consultor de marketing digital passa por definir o caminho estratégico necessário para alcançar os objetivos.

Do seu trabalho farão parte algumas das funções que detalho mais abaixo.

Diagnóstico Presença Digital

Delinear o trajeto a seguir sem fazer um diagnóstico à presença digital da empresa e dos seus principais concorrentes é algo que deve evitar a todo o custo.

É muito importante analisar questões como por exemplo, as fontes de aquisição de tráfego e retirar daí indicadores que permitam avaliar o atual estado digital do cliente, em comparação com a média do mercado.

Um bom trabalho de diagnóstico é meio caminho andado para conseguir um projeto de sucesso.

Foco nos Objetivos

Com base no levantamento dos dados acima referidos, o consultor encontra-se em condições de definir objetivos S.M.A.R.T ( Específicos, Mensuráveis, Alcançáveis, Realistas e Temporais)  para a equipa que vai operacionalizar a estratégia, seja ela interna ou externa.

Nesta fase, é realizada uma análise previsional de modo a demostrar os possíveis resultados financeiros e operacionais.

Estas projeções são fundamentadas em dados subtraídos da atividade da empresa como é o caso do rácio de conversão de propostas em vendas, nº de leads geradas, valor do ticket médio, Life time value, etc .

Análise e Otimização

Outras das possíveis áreas a trabalhar numa consultoria em Marketing Digital é a supervisão analítica do projeto.

Desta forma poderá contar com apoio de um profissional experiente para avaliar se as ações realizadas estão a surtir os efeitos desejados

Caso tal não se verifique, deverá sugerir alterações que entenda necessárias para maximizar os resultados.

Implementação

Deve o Consultor implementar as ações de Marketing Digital?

Tudo depende do que foi acordado entre as partes. Não existe uma regra para definir este processo.

Por vezes o Consultor fica responsável pela implementação de algumas áreas específicas enquanto que a equipa se dedica a desenvolver o projecto nas restantes áreas.

Formação de Equipas

A formação de Marketing Digital para empresas é uma solução cada vez mais procurada no nosso mercado.

Neste caso, o Consultor poderá formar a equipa interna de marketing para que adquiram as competências necessárias para implementar a estratégia com sucesso.

Porque deve contratar um Consultor de Marketing Digital 

A cada ano que passa, lançar um projeto online de sucesso requer mais esforço e mais investimento, algo que me parece irreversível.

Encontramos a maioria dos nossos potenciais clientes em múltiplos canais online (Redes Sociais, Motores de Busca, Blogs, etc) significa que podemos alcançar nichos altamente qualificados a uma fração do custo quando comparado com ações de Marketing tradicional.

Por estas razões, é expectável que o nível de competitividade venha a aumentar de forma considerável.

O papel de um Consultor de Marketing Digital nunca foi tão importante como nos dias de hoje, dado que vivemos numa era onde grande parte dos consumidores são já nativos digitais.

Mais abaixo discrimino alguns benefícios que poderá usufruir desta colaboração.

  • Aumentar a base de clientes
  • Aumentar oportunidades de venda
  • Definir o budget para Marketing Digital
  • Definir os canais a trabalhar
  • Definir metas e objectivos a alcançar
  • Reduzir custos operacionais
  • Evitar desperdício com ações isoladas
  • Penetrar novos mercados, nacionais ou internacionais
  • Aumentar a quota de mercado da empresa
  • Ultrapassar ou manter-se ao nível dos principais concorrentes

Perfil de um Consultor de Marketing Digital

Acima de tudo um consultor deve ter uma perceção transversal sobre como as diferentes áreas do Marketing Digital interagem entre si e como tirar o máximo proveito para o benefício do projeto.

No meu caso em concreto, os anos que passei na área das vendas foram um enorme contributo. Em boa verdade, o que todos queremos ao final do dia são vendas e o Marketing Digital é um veículo espetacular para lá chegar.

Perceber como funciona a mente do seu consumidor é também fundamental para identificar os factores que levam à decisão de compra.

Procure um parceiro com quem se identifique e que perceba as particularidades do seu negócio uma vez que juntos farão uma equipa de sucesso.