Principais Desafios de um Profissional de Marketing Digital

É muito frequente ouvirmos falar as vantagens de trabalhar em Marketing Digital, como por exemplo trabalhar a partir de casa, ter o seu próprio horário ou independência financeira.

Neste artigo, vou fazer o percurso inverso e abordar aqueles que para mim são os principais desafios de um profissional de Marketing Digital.

Nesta espécie de “dark side of the moon”, quero partilhar aqueles que pela minha experiência são os maiores desafios associados ao Marketing Digital.

VÍDEO

Se preferires, assiste ao vídeo abaixo, tem cerca de 15 minutos… Sim, é verdade, é um bocadinho longo.

EVOLUÇÃO CONSTANTE

Não sei já alguma vez aconteceu por esse lado, mas por aqui, já soltei muitos “Porrrra que isto está sempre a mudar pá!!!” .

É uma sensação tramada, uma espécie de urticária digital que se alastra pelo nosso corpo quando percebemos que algo mudou de um dia para o outro, que se intensifica quando percebemos que se trata de algo que nos passou completamente ao lado.

Como profissional de marketing, sinto que tudo evolui a uma velocidade estonteante e infelizmente não há muito a fazer.

No plano digital, ao lidarmos com bits em vez de átomos, tudo é mais rápido e numa escala incrível.

Basta pensar que o telefone, demorou cerca de 50 anos a atingir os 50 milhões de utilizadores enquanto que o Facebook necessitou de apenas 3 anos.

O telefone, demorou cerca de 50 anos a atingir os 50 milhões de utilizadores enquanto que o Facebook necessitou de apenas 3 anos Click to Tweet

Por esta razão, quando vejo alguém a dizer que trabalha no digital à mais de 20 anos, dá-me uma vontade de incrível de rir, como se isso fosse só por si garantia de conhecimento.

Enquanto marketeer se não reciclar o conhecimento e adquirir novas skills, rapidamente me torno inapto.

No final do dia, não são os mais fortes que sobrevivem, mas sim os que se adaptam mais rápido.

IMPACIÊNCIA

A impaciência é aquele sentimento atroz que nos faz ganhar alguns cabelos brancos.

Um dos problemas que como profissionais de marketing digital, temos que aprender a lidar é a impaciência…

O digital tem a particularidade de conseguirmos “ver” just in time o que está a acontecer, minuto a minuto, conseguimos acompanhar a evolução do trabalho que acabamos por lançar.

Por essa razão, temos que nos lembrar constantemente que é necessário ter calma, tudo na vida demora o seu tempo e as campanhas e ações de Marketing não são diferentes.

Um dos problemas que como profissionais de marketing digital, temos que aprender a lidar é a impaciência… Click to Tweet

A impaciência, nem sempre parte do profissional de marketing, muitas vezes ela está presente no nosso cliente ou nos orgãos de gestão da empresa.

Por essa razão, é muito importante avisar com antecedência e preparar estas pessoas para a necessidade de amadurecer os nossos pensamentos, antes de tomar uma decisão.

Uma das situações mais frequente, é a gestão de campanhas em Google Ads ou Facebook Ads. Muitas vezes, quando o lançamento não corre como esperado, a direção da empresa começa logo a pedir justificações e por vezes, dar tempo ao tempo, é o necessário para que os algoritmos aprendam e possam cumprir a tarefa que lhe foi confiada.

É muito importante, aprender a dominar este sentimento para que não tomemos decisões antecipadas no tempo e até precipitadas.

INSEGURANÇA

“Então agora, o que fazemos?!”

Como consultor de marketing digital, esta é uma das perguntas mais recorrentes que encontro no meu dia-a-dia.

Será que este é o melhor caminho? Será que não poderia implementar isto de outra forma?

Temos que aceitar, que não é possível saber tudo e que por vezes não vamos atingir os resultados que gostaríamos, mas isso faz parte do jogo.

Como diz um amigo meu “Mais vale feito do que perfeito”, é muito importante arrancar, ter um ponto de partida, temos sempre oportunidade de melhorar mais à frente.

A insegurança pode ser algo muito positivo na nossa vida, na dose certa, claro!

Se bem aproveitada, pode ser um forte dissuador ao comodismo, digamos que é quase um estímulo pela negativa (não deixa de ser um estímulo).

ESTUDO PERMANENTE

Vejo e ouço muitas vezes afirmações como: “ Eu trabalho no Digital há mais de 20 anos!”…

A experiência é importante, sem dúvida, mas será que isso só por si chega? Especialmente na esfera do Marketing Digital?

A título de exemplo há dez anos atrás os sites eram construídos com tecnologia flash, contudo essa tecnologia entrou em desuso e hoje é completamente obsoleta.

Se os profissionais que constroem websites, não se tivessem actualizado, que valor conseguiriam aportar aos seus clientes e empresas com quem trabalham?

Se queres ser um bom profissional de Marketing Digital, habitua-te à ideia de que estudar é algo permanente e inevitável.

Se gostas de aprender, então fantástico, nunca te vais aborrecer com toda a certeza!

FALTA DE TEMPO

Todos sabemos que o dia tem 24 horas e que é igual para todos e tenho a certeza que muitos outros profissionais de diferentes áreas sofrem deste mal.

Planifica o teu processo produtivo, define slots de horas para fazer determinadas tarefas.

Pensa em períodos de 2 a 4 horas, evita distracções ao máximo, desactiva as notificações das redes sociais e tenta não ver e-mails nesse período.

O tempo é igual para todos, tenta tirar o máximo proveito das horas que estás a acordado, reserva espaço para aprender, seja a melhorar as tuas skills ou a adquirir novas, é muito importante que te mantenhas o mais actualizado possível.

ILITERACIA DIGITAL

O Marketing Digital, per si, é algo relativamente recente, só nos últimos anos começou a ser utilizado de forma mais transversal nas empresas.

Como tal, é normal encontrar pessoas que construíram verdadeiros impérios mas com zero conhecimento digital.

É normal encontrar pessoas que construíram verdadeiros impérios mas com zero conhecimento digital Click to Tweet

É importante aprender a entregar apenas informação q.b… Se o cliente te colocar uma questão, antes de responder, procura perceber qual o nível conhecimento que tem sobre esta área.

Se entregares demasiada informação podes sobrecarregar essa pessoa e causar frustração por não perceber de que estás a falar.

Tenta ser simples na abordagem e tenta não usar termos técnicos para fundamentar a tua resposta

FRUSTRAÇÃO

Falando em frustração, aqui está um dos sentimentos com que temos que viver profissionalmente (e não só) .

Nem sempre obtemos os resultados que queremos, é um facto. Podes ter uma experiência recente de uma estratégia de sucesso que usaste num projecto e passados seis meses, aplicas noutro projecto semelhante e os resultados ficam muito aquém.

Existem muitas variáveis que os profissionais de Marketing Digital não conseguem controlar,desde os algoritmos, até ao investimento em publicidade dos nossos concorrentes, tudo factores que podem influenciar os resultados obtidos de forma significativa.

Há que olhar para a frente com confiança, lembra-te que também vais ter casos em que os resultados vão superar as tuas expectativas 🙂

TESTAR

Teste,teste,teste…

Parece que estamos num daqueles momentos que antecedem um concerto de música, em que o técnico audiovisual se está a certificar que tudo funciona como deveria.

Apesar da semelhança, este é um mantra que os profissionais de Marketing Digital, devem recitar ao longo da sua carreira.

Quantas vezes, ouvimos gurus falarem de estratégias e tácticas de sucesso que levaram a vendas de milhões em algumas horas… Acho que todos nós vá nos deparamos com histórias semelhantes.

Com certeza que muitas serão verdadeiras, mas há que ter espírito critico e perceber em que contexto é que foi obtido sucesso.

Lá porque funciona nos E.U.A não significa que isso seja verdade em Portugal,aliás muitos destes profissionais teriam resultados muito desanimadores se aplicassem as mesmas regras no nosso mercado.

INVESTIMENTO FINANCEIRO

Por fim, toco num ponto que afecta directamente a nossa carteira.

Quer seja em formação ou em software, preparem-se para investirem uns milhares de euros por ano.

É importante fazer esta reflexão, até para saber qual o valor a cobrar em Marketing Digital .

Testar novas ferramentas é essencial para o nosso desenvolvimento e ao fazer-lo estamos a servir de banco de testes para os nossos clientes e parceiros.

Nada como sermos aqueles que trazem novidades e inovação para cima da mesa, algo muitas vezes descurados por profissionais de Marketing.

CONCLUSÃO

Bom, chegamos ao fim de mais um artigo, espero que gostes e não te esqueças de partilhar na zona dos comentários aqueles que para ti são os principais desafios de Marketing Digital.

Obrigado e até breve.