Como começar do zero em Marketing Digital?… Se ambiciona uma mudança de carreira ou iniciar o seu percurso profissional nesta área, de certeza que já se perguntou quais os possíveis caminhos a percorrer.

No artigo desta semana, vou partilhar 5 dicas essenciais para quem quer começar do zero em Marketing Digital.

Como Começar do Zero em Marketing Digital

Com o desenvolvimento da internet e dos negócios online a demanda por profissionais qualificados de Marketing Digital parece ser cada vez maior e não dá sinais de abrandar nos próximos anos.

Como consultor de marketing digital , todos os dias me deparo com empresas que querem criar equipas dedicadas ou aumentar a capacidade de produção do departamento de Marketing e nem sempre é fácil encontrar recursos disponíveis no mercado de trabalho.

Contudo, apesar desta realidade, o processo nem sempre é fácil, principalmente para as pessoas que não têm experiência neste sector.

Mas nem tudo está perdido, existem vários profissionais de topo que hoje são referências do mercado mas que a sua formação de base nada tem haver com Marketing Digital.

Assista às entrevistas de Marketing Digital com o Marcos Castro e a entrevista com o Paulo Faustino.

Vídeo

Como habitual, produzi um breve vídeo que resume as 5 dicas essenciais para começar do Zero em Marketing Digital.

Dicas para começar do zero em Marketing Digital

As dicas que partilho no artigo, têm como base a minha experiência pessoal e profissional, posso garantir que sei bem o que implica começar do zero.

Quando tomei a decisão de me dedicar profissionalmente ao Marketing Digital, vinha de uma carreira ligada às vendas e gestão onde passei mais de 14 anos da minha vida e como não tinha experiência relevante no digital não conseguia emprego, apesar de várias certificações e formações que atestavam ter o mínimo de competências necessárias.

Mas o que não nos mata torna-nos mais fortes, e foi então que desenvolvi uma estratégia para atingir os meus objectivos e é precisamente nessa premissa que partilho aqui este conjunto de sugestões.

Sem mais demoras, vamos às 5 dicas essenciais para quem quer começar do zero em Marketing Digital!

  1. Não largar o emprego

    Sei que esta dica não parece nada sexy e é pouco apelativa, mas pela minha experiência é a melhor forma de dar os primeiros passos.

    Largar o seu emprego actual para dar asas a uma carreira como profissional de Marketing Digital pode ser um verdadeiro tiro no pé.

    Trocar o conhecido pelo desconhecido implica colocar-se numa situação de enorme pressão, podendo desmotivar a curto prazo quando se deparar com as primeiras adversidades.

    Opte por manter o seu emprego actual durante alguns meses, acumulando alguns trabalhos em paralelo relacionados com Marketing Digital.

    Esta pode ser uma verdadeira prova de fogo e um teste às suas convicções, principalmente porque vai exigir manter o seu emprego durante o dia e aproveitar as noites, feriados e fins-de-semana para desenvolver as suas skills digitais e trabalhar em alguns projectos adicionais.

  2. Formação Online

    Pela minha experiência, fazer formação online é uma das melhores formas de conseguir adquirir hard skills para trabalhar em Marketing Digital, digo isto com a segurança de alguém que investiu mais de 2 anos a  fazer um Mestrado em Marketing Digital no ensino superior.

    É também uma das formas de conseguir obter referências interessantes sobre estratégias e técnicas utilizadas em países com um nível de sofisticação mais avançado e refinado.

    Apostar neste tipo de formação, implica múltiplas vantagens.. Pode fazer a formação ao seu ritmo, onde, quando e como lhe for mais conveniente e o investimento que terá que fazer será muito reduzido, já para não dizer ZERO!

    Na esmagadora maioria dos casos as aulas são disponibilizadas em formato vídeo, podendo assistir em qualquer parte e dispositivo, inclusivé através do seu celular.

    Comece por fazer formações gratuitas disponibilizadas por empresas como a Hubspot, Google ou Rock Content, cursos repletos de conteúdo excepcional e à medida que vai avançando na parte operacional opte por realizar cursos especializadas em determinadas temáticas.

    A título de exemplo, no marketplace de formação da UDEMY poderá encontrar o meu curso online sobre Criação de Landing Pages com Instapage – 2018, por apenas 9,99 €.

    Se não gostar, tem 15 dias para pedir a devolução do dinheiro, portanto o seu risco é zero!

  3. Ganhar Experiência

    Depois de adquirir as competências core, chega o momento de colocar tudo o que aprendeu em prática e nada como arregaçar as mangas e pôr as suas mãos na massa, digitalmente falando, tá claro 🙂

    Mas se não tenho experiência como consigo arranjar trabalho?

    Esta será por ventura uma das perguntas mais frequentes entre as pessoas que querem começar a trabalhar em Marketing Digital, uma pergunta super legítima.

    Eu passei exactamente pelo mesmo abismo… Quando tomei a decisão de fazer do Marketing Digital a minha ocupação profissional não conseguia arranhar emprego porque as empresas procuravam alguém com experiência.

    Apesar das adversidades, não desanimei, e foi então que pensei em algo que me viria a ajudar…. trabalhar para empresas a custo zero.

    Durante algum tempo, fiz alguns trabalhos para amigos que tinham empresas sem custos associados, pegando no que tinha aprendido, aplicando à realidade das empresas e rapidamente os resultados se fizeram sentir.

    As empresas melhoravam a sua performance digital e a partir daí começaram as primeiras recomendações, através do tradicional passa a palavra, e com isso os primeiros clientes.

  4. Permutas

    Algo que pode considerar para ganhar experiência ou trabalhar com empresas de nichos específicos, é realizar permutas.

    Uma permuta, consiste na troca de serviços entre duas empresas sem que isso implique transacções financeiras entre as partes.

    Por exemplo, se criou uma empresa e necessita de um contabilista, ou de um serviço de limpeza, pode aproximar-se de uma organização que se dedique a estas actividades e propor uma permuta de serviços.

    Desenvolva um website, faça uma consultoria, desenvolva uma campanha de anúncios no Facebook, ou outro que se adeque às necessidades do seu parceiro e que se enquadre com as suas competências.

    Esta é uma excelente solução, porque as partes recebem um serviço importante sem haver lugar a um pagamento directo e adicionalmente ainda conseguem realizar alguma poupança fiscal.

  5. Freelancer

    A última dica que lhe deixo no artigo de hoje… torne-se um freelancer!

    Na minha opinião, este passo é bastante importante porque vai permitir desenvolver competências ao nível da gestão do negócio mais propriamente dito.

    Assim, vai conseguir definir aspectos importantes que não estão relacionados com a operação do negócio mas sim com a sua gestão.

    Sabe qual o valor a cobrar aos seus clientes pelos seus serviços? ou tem estruturado a forma como vai fazer os seu briefing de marketing digital para clientes novos? Estes pontos são apenas alguns exemplos que temáticas que vai precisar de estruturar para que o seu negócio seja sustentável.

    Outro recurso que poderá encontrar no meu blog, é um template grátis – gestão operacional de marketing digital , algo que o vai ajudar a manter as contas em dia e saber a sua rentabilidade a qualquer momento.

    Mais tarde, se quiser abrir a sua própria agência já tem uma excelente base para que o arranque seja o mais suave possível.

    Se ainda não tem um modelo de contrato que possa usar para prestar os seus serviços, pode consultar este artigo onde disponibilizo um template contrato de prestação de serviços de marketing digital .